Ferramentas de monitoramento de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Everton Neotti TRC5SA
Prof.: Orlandinei Vujanski

TRABALHO SOBRE FERRAMENTAS DE TI

* EXEMPLO DE FERRAMENTAS PARA MONITORAMENTO DE LINK INTERNET:

BANDWIDTH SPLITTER

Bandwidth Splitter é um plug in para o Forefront TMG e do ISA Server que os suplementa com novos recursos para permitir o compartilhamento mais racional da largura de banda de conexão Internet existente e distribuí-loentre todos os usuários e servidores de acordo com regras pré-definidas.
Características principais:
* Limitação da largura de banda de conexão à Internet utilizadas pelos usuários individuais e hospedeiros, bem como grupos de usuários e hosts (modelagem de tráfego e de gargalo)
* Criação de quotas para a utilização de tráfego máximo admissível de Internet (em megabytes) por um determinadoperíodo de tempo (um dia, uma semana ou um mês) para usuários individuais e hospedeiros, bem como grupos de usuários e hospedeiros
* Monitoramento em tempo real de todos os usuários e suas conexões através Forefront TMG / ISA Server, pelo administrador, incluindo a largura de banda utilizada por usuários individuais e conexões
* Largura de banda gerando relatórios de uso detalhados porusuário, IP de cliente, modelagem ou regra de quotas, e com gráficos que mostram a dinâmica do uso da banda.
Software: pago.

NAGIOS
Aplicativo que essencialmente monitora ativos e serviços de rede. Basicamente o Nagios é ferramente base para outras desenvolvidas por ser bastante completo em recursos que facilitam o administrador de rede e, auxilia no processo de configuração para utilização daferramenta. Características principais:
* Monitoramento de serviços de rede SMTP, POP3, HTTP, NNTP, entre outros;
* monitoramento de recursos de servidores como CPU, memória, disco, e processos;
* Capacidade de definir hierarquia da rede; notificações imediatas sobre problemas na rede, via e-mail e pager;
* Capacidade de tomar contramedidas de acordo com o problema na rede;interface web com mapa da rede em 2D e 3D, relatórios, gráficos e históricos.
* É versátil, flexível e verifica constantemente a disponibilidade dos serviços e hosts.
Software: versão Core (free); versão Interprise (pago).

* EXEMPLO DE FERRAMENTA PARA MONITORAMENTO DE IMPRESSORAS:

GUARDIAN PRINTSCOUT

O PrintScout é um serviço que permite monitorar impressoras e multifuncionais, alémde coletar os contadores de impressão de seu parque de equipamentos em um único console web de administração. A ferramenta é comercializada como serviço SaaS (Software as a Service) e não necessita de servidores de impressão. O monitoramento pode ocorrer com qualquer impressora ou multifuncional conectada a uma rede local.
Características principais:
* Agilidade para coletar contadores,detectar falhas e paradas dos equipamentos;
* Fácil instalação, o próprio prestador de serviços instala, configura e usa;
* Redução de custos operacionais com mão de obra, logística e telefone;
* Simplicidade no acompanhamento das impressões com gráfico de volumetria;
* Segurança e sigilo no armazenamento e comunicação dos dados;
* Visualização dos contadores de hardware estatus de equipamentos;
* Automatização do processo de gerenciamento de outsourcing.

Software: pago.

EASY PRINTER CARE

Essa ferramenta permite que o usuário tenha controle absoluto do rendimento das impressoras HP facilmente, tornando-se muito útil no dia-a-dia. Qualquer pessoa, mesmo sem contar com capacitação técnica, pode administrar até 15 impressoras com o software HP Easy PrinterCare, pois ele permite a visualização e monitoramento das impressoras no escritório, tornando o reabastecimento dos consumíveis um assunto livre de complicações.
Características:
* Esta ferramenta gera economia de tempo e dinheiro ao diagnosticar e solucionar problemas de impressão até antes que ocorram. Apresenta relatórios simples por usuário, aplicação ou data e hora, para monitorar...
tracking img