Ferramentas de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A propriedade dos materiais de se deixarem trabalhar com ferramentas de corte denomina-se usinabilidade.Usinagem é um processo de fabricação mecânica onde a peça acabada é obtida através da retirada de cavacos (aparas de metal) de uma peça bruta, através de ferramenta adequadas, o que confere à peça uma precisão dimensional e um acabamento superficial que não podem ser obtidos pornenhum outro método de fabricação. É por este motivo que a maioria das peças, mesmo quando obtidas através de outros processos, recebe seu formato final através de usinagemÉ possível executar-se a retirada de cavacos através de trabalho manual (limagem, serragem, etc) ou por meio de trabalho mecânico executado através de máquinas que usam ferramentas apropriadas para a execução de cada etapa doprocesso de fabricação de uma peça

FRESADORAS:
São máquinas de movimento contínuo, usadas para a usinagem de materiais.
A operação da fresagem se dá ao longo de movimentos simultâneos da ferramenta e da peça a ser usinada.
A ferramenta de trabalho da fresadora é classificada de fios múltiplos e se poder montar num eixo chamado porta-fresa. As combinações de fresas de diferentes formas, dão àmáquina características especiais e contudo vantagens sobre outras máquinas-ferramenta.
Uma das características principais da fresadora é a de realização de uma grande variedade de trabalhos tridimensionais. O corte pode ser feito em superfícies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ângulos diversos: construir ranhuras circulares, elípticas, fresagem em formas esféricas,côncavas e convexas, com rapidez e precisão.
Desde que surgiram (no ano de 1918) até hoje, tem apresentado uma evolução construtiva notável que abrange uma faixa muito ampla de operações. As fresadoras, para alcançar o maior rendimento, devem ter uma arquitetura que as torne sólidas, porque o mandril porta-fresa é submetido a esforços notáveis de torção, pois a ferramenta (fresa) ataca, com suas arestascortantes, um amplo arco de material (cavaco) na superfície das peças. Tais esforços variam também com a intensidade, segundo uma freqüência que pode redundar em vibrações danosas para a maquina, se esta não for suficientemente robusta.
CLASSIFICAÇÃO DAS FRESADORAS:
Fresadoras de coluna e consolo (uma só árvore):
Horizontal;
Manual;
Universal;
Omniversal.
Fresadoras Horizontais: a fresadorasimplex horizontal é a máquina típica para aplainar superfícies e efetuar rebaixos retilíneos. O eixo-árvore ocupa as posições horizontais, paralelas à superfície da mesa da máquina. A peça é presa num divisor ou numa morsa, podendo se deslocar em qualquer eixo horizontal (x, y).
Fresadoras Manuais: são as de tipo pequeno, dispondo somente de avanços manuais que permitem sentir a ação daferramenta sobre a obra. São máquinas usadas para obras leves, onde o tempo de corte é pequeno e porque o avanço manual é mais ligeiro.
Possuem movimento de rotação automático para a ferramenta (fresa). Os trabalhos feitos nas fresadoras manuais são, por exemplo: usinagens de rasgos em cabeças de parafusos, cabeças hexagonais em porcas, etc.
Fresadora Universal: são as máquinas mais versáteis, chamadasassim porque permitem que sejam efetuados diversos tipos de trabalhos diferentes. Essa versatilidade deve-se a seus acessórios especiais: cabeçote universal, eixo porta-fresa, cabeçote divisor e contraponta, mesa circular, aparelho contornador e mesa inclinável. A peça pode ser deslocada em qualquer eixo, x, y e z, e ainda pode sofrer rotações nos sentidos horário e anti-horário simultaneamenteaos movimentos tridimensionais. Este poder de mobilidade confere à peça qualquer formato que se desejar.
Fresadora Omniversal: é uma máquina que possui mais um movimento do que a fresadora universal. A sela pode girar em torno de um eixo horizontal perpendicular à coluna. Este movimento permite a usinagem de rasgos helicoidais em superfícies cônicas, de alargadores, dentes de engrenagens...
tracking img