Ferramentas de analise financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































DESENVOLVIMENTO:


Este trabalho propõe-se abordar o conhecimento acerca das ferramentas financeiras, do planejamento financeiro em empresas na categoria de “revenda de móveis” que hojecontribuem muito para o crescimento da economia mundial.
Planejar as finanças de uma empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.


O planejamento financeiro é uma ferramenta que vem para auxiliar estas empresas em suas tomadas de decisões, de forma aoferecer um suporte para a cúpula administrativa coordenara as diversas atividades da empresa da melhor maneira possível, tomando sempre as decisões mais acertadas e em tempo hábil (BRAGA, 1989).
O planejamento financeiro pode ainda alem de auxiliar nas tomadas de decisão de curto prazo, pode ser muito útil nas organizações, tanto para decisões de longo como de médio prazo,diminuindo assim os riscos da empresa quanto a possibilidade de tomar decisões infelizes, que possam trazer prejuízos ou até a falência as organizações (BRAGA, 1989).


Demonstrativo do resultado do Exercício
A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas numdeterminado período, normalmente, de doze meses.
De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:
a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
as despesas com as vendas, asdespesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, ede instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência:
a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realizaçãoem moeda; e b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
Fluxo de Caixa Projetado
Fluxo de Caixa é a demonstração das entradas e saídas de caixa da empresa previstas para períodos futuros. O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) Projetado é um instrumento de planejamento financeiro que, está entre asmais importantes ferramentas de gestão financeira e empresarial.
Um gestor de negócios que, por qualquer motivo, não utiliza esta ferramenta em sua empresa, está fadado a levá-la ao insucesso.
Para se fazer uma boa projeção de fluxo de caixa é necessário a combinação de alguns fatores: dados históricos como fluxo de caixa realizado em períodos anteriores; previsão dedemanda para que a partir daí sejam dimensionados e projetados os custos de produção, despesas e investimentos; entre outros fatores.
Além de todos os benefícios que o uso dessa ferramenta proporciona, o Gestor vai adquirir um hábito peculiar a todo empreendedor de sucesso:  olhar para cenários futuros, que é uma das tarefas mais importantes na administração de qualquer empresa....
tracking img