Ferramentas da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA








FERRAMENTAS DA QUALIDADE
CERTIFICAÇÃO DO LABORATÓRIO DE METROLOGIA
NO PROGRAMA DE 5 S DA EMBRACO






ANDERSON HOLLAS
FABIANO ROCIOLI
GLÁUCIO DA SILVA GONÇALVES
IRTON BUSS




PROFESSOR: ARNOLDO SCHMIDT NETO
GESTÃO DA QUALIDADE



JOINVILLE - SC
2011
SUMÁRIOINTRODUÇÃO 3
1. JUSTIFICATIVA 5
2. PROBLEMA 6
3. HIPOTESES 7
4. OBJETIVOS 8
5. ESTUDO DO PROGRAMA DE 5 S 9
6. DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS 10
6.1. SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO. 10
6.2. SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO. 10
6.2. SEISO - SENSO DE LIMPEZA 10
6.3. SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE 11
6.4. SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA 11
7. OBJETIVOS DOPROGRAMA 12
8. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NO LABORATÓRIO DE METROLOGIA 13
8.1. DEFINIÇÃO DA EQUIPE RESPONSÁVEL 13
8.2. ESTUDO DO PROBLEMA 13
8.3. PLANEJAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO 14
8.4. LEVANTAMENTO DE DADOS 14
8.5. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5 S 14
8.6. AVALIAÇÕES INTERNAS. 15
9. RESULTADOS OBTIDOS. 16
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 17
CONCLUSÃO. 18
REFERÊNCIAS 19
ANEXOS 20INTRODUÇÃO




As empresas atualmente vêm intensificando cada vez mais a busca pela qualidade total, no intuito de satisfazer as exigências do mercado consumidor, para tanto se faz necessário adaptar seus parques fabris, ou prestação de serviços, nas mais variadas formas de fazer e controlar os aspectos que viabilizem produzir mais com menos e ao mesmo tempo colocar no mercadoprodutos ou serviços que superem as expectativas dos consumidores.
No entanto, não basta apenas ter produtos ou serviços competitivos, mas também se devem atender todas as normas exigidas pela legislação e adaptar seus produtos e processos a estas exigências.
Dentro deste contexto, procura-se estudar os processos, verificar possíveis problemas e introduzir então, modelos de gestão dequalidade ou normas da qualidade, capazes de reduzir impactos causados por falta de controle e melhorar e/ou solucionar estes problemas a fim de minimizá-los e com isto reduzir custos.
Portanto para que se tenha agilidade e eficácia na solução de problemas torna-se fundamental os aspectos de organização e disposição de insumos e também inputs para atender os processos em andamento.
Autilização de ferramentas da qualidade dentro dos processos produtivos, quando inseridos, mostra sua eficácia e transformam os postos de trabalho em verdadeiras ferramentas que segregam peças defeiutosas, então, a ferramenta da qualidade, 5S, mostra sua eficácia nos aspectos de limpeza, ordenação.Sendo assim neste trabalho será abordado a ferramenta de 5S, em um setor da empresa, buscando acertificação e melhoria do ambiente de trabalho e satisfação das pessoas na busca pelos fundamentos desta ferramenta.
A empresa como um todo, vem na busca pela certificação de todos os processos no programa 5S, sejam eles diretos ou de suporte. O setor que será certificado inclui-se neste segundo, de suporte, trata-se de Laboratório de Metrologia, ligado a gestão da qualidade, e dentro desteestão os sub processos de Medições Especiais, manutenção e calibração de sistemas de medição e suporte a fábrica.
Serão estudados e analisados cada um destes processos e avaliados e implantados as ferramentas do 5S a fim de viabilizar um amplo sistema capaz de atender aos requisitos desta ferramenta, visando a certificação do programa de 5S da empresa.






JUSTIFICATIVAA escolha deste trabalho ocorre em função da necessidade de certificação do Laboratório de Metrologia da EMBRACO no programa 5S. Isto porque a empresa busca certificar todas as áreas seja elas de manufatura, suporte ou administrativas, no programa de 5S, alcançando assim um melhor ambiente de trabalho, com maior produtividade, redução de acidentes de trabalho e satisfação de seus...
tracking img