Ferramentas da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE


RESUMO

Esta pesquisa trata-se de uma revisão literária referente às ferramentas básicas da qualidade. O objetivo do estudo é demonstrar a aplicação de cada uma dessas ferramentas, os pré-requisitos para a construção e correlacioná-las. As ferramentas básicas da qualidade mencionadas foram: estratificação; folha de verificação; gráfico de pareto; diagramade causa e efeito; diagrama de dispersão; histograma; carta controle. Tais ferramentas visam determinar onde existe problema, sua extensão e a forma de solucioná-lo. A busca de artigos científicos foi realizada nas bases eletrônicas Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de 1991 a 2008, e através de livros encontradosno acervo da biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais. Assim, torna-se relevante conhecer as ferramentas da qualidade, a fim de aplicá-las adequadamente e utilizar os resultados da análise para identificar e eliminar as causas fundamentais dos problemas, resolvendo-os de forma completa e definitiva.

Palavras-chave: Ferramentas básicas do controle da qualidade, qualidade total.

1INTRODUÇÃO

Atualmente a qualidade é um importante diferencial competitivo, frente aos concorrentes inseridos em um ambiente globalizado. Este fato é tanto evidente no setor de serviços, quanto no de produção, onde somente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos garante a sobrevivência das organizações. A melhoria na qualidade implica na obtenção de ferramentas que permitam quantificar equalificar a informação gerada pelo Sistema de Gestão da Qualidade. As sete ferramentas básicas da qualidade (também chamadas de sete velhas ferramentas da qualidade) são recursos a serem aplicados como suporte em metodologias para solução de problemas e tomadas de decisão. A utilização de ferramentas da qualidade é uma maneira racional, lógica e organizada de determinar onde existem problemas, suaextensão e a forma de solucioná-los. Estas ferramentas podem ajudar na obtenção de sistemas que assegurem uma melhoria contínua da qualidade. Com o uso das ferramentas da qualidade, podemos coletar, organizar e analisar dados e informações sobre os processos e utilizar os resultados da análise para identificar e eliminar as causas fundamentais dos problemas, resolvendo-os de forma completa edefinitiva. Assim, numa organização, estas ferramentas podem ser aplicadas em todos os processos. O objetivo deste trabalho é evidenciar o conceito, aplicação, pré-requisitos para a construção e correlacionar às ferramentas básicas da qualidade apresentadas nesta pesquisa.

2 REFERENCIAL TEÓRICO 2. 1 Estratificação A palavra estratificação origina-se do latim “stratum”, que significa “camada”.Segundo Werkema (2006), estratificação é uma ferramenta usada para dividir um grupo de dados em categorias, classificando-as em diversos subgrupos com base em características que as diferenciam das demais, ou seja, a criação de estratos (FIG. 1).

Causas da variabilidade nos processos podem ser oriundas de fatores que ao serem estratificados podem evidenciar fatos “escondidos” no total dos dados,facilitando assim a identificação do problema e sua correção (NOGUEIRA, 1996). A estratificação pode ser feita antes da coleta de dados, quando queremos identificar determinados fenômenos, ou depois, quando queremos investigar as causas que afetam os resultados (CAMPOS, 1992). Sendo este procedimento utilizado em investigações científicas desde o séc. XVII.

2. 1. 1 Pré-requisitos paraestratificação  Verificar se os elementos a serem observados são diferentes;  Estabelecer os possíveis “estratos” pelos quais eles podem ser separados;  Observar cada “estrato” por vez;  Analisar os resultados e concluir.

FIGURA 1 - Representação gráfica de estratificação Fonte: CAMPOS, 1992.

2. 1. 2 Relação com outras ferramentas

A estratificação pode exigir o uso de outras ferramentas...
tracking img