Ferramentas da gestão da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo abordar as ferramentas da qualidade, a prática na busca da solução de problemas tem mostrado que em muitas das vezes não conseguimos encontrar uma solução satisfatória, face a não utilização de uma metodologia adequada. Neste estudo mostraremos a importância das ferramentas na identificação dos problemas, na priorização, até encontrar acausa raiz dos mesmos, finalizando com o plano de ação. Proporcionando uma metodologia e ferramentas eficientes nos processos de melhoria da qualidade na busca da excelência no ambiente corporativo.

Palavras chave: Ferramenta da qualidade, solução de problemas e qualidade.

INTRODUÇÃO
As empresas cada vez mais necessitam certificar através de política e ações. Fazer qualidade éprocurar a satisfação dos clientes em primeiro lugar. A verificação deste princípio fez com que muitas empresas de sucesso dominassem o mercado de produto e serviço nos últimos anos. As ferramentas analisadas a seguir são as mais utilizadas no TQC, mas não são as únicas. Essas ferramentas são usadas por todos em uma organização e são extremamente úteis no estudo associado às etapas ao fazer rodaro ciclo. Segundo Yoshinaga (1988:80), "As ferramentas sempre devem ser encaradas como um MEIO para atingir as METAS ou objetivos". Meios são as ferramentas que podem ser usadas para identificar e melhorar a qualidade, enquanto a meta é onde queremos chegar (fim).
A qualidade não pode estar separada das ferramentas básicas usadas no controle, melhoria e planejamento da qualidade,visto estas fornecerem dados que ajudam a compreender a razão dos problemas e determinam soluções para eliminá-los. O objetivo deste trabalho é demonstrar a aplicação de cada uma das ferramentas, os pré-requisitos para a construção e como fazer a relação entre cada uma.
As ferramentas podem ser usadas isoladamente, mas os melhores resultados serão obtidos com uma abordagemsistematizada de solução de problemas. É preciso, em outras palavras, administrar o esforço coletivo na solução de problemas e na conseqüente busca de melhoria da qualidade. É necessário estimular o trabalho em equipe e uma intensa interação entre as pessoas.
Desde a década de 50 passamos por uma verdadeira revolução, nunca a qualidade[->0] dos produtos/serviços foi tão discutida, estudada[->1]e aplicada. Mestres como Walter Shewart, William E. Deming e Kaoru Ishikawa, para citar apenas três, desenvolveram ou ajudaram a disseminar algumas das técnicas conhecidas como “ferramentas da qualidade” que permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões. São elas:

1. Gráfico de Barras (Grantt)
Um Gráfico de Gantt é um gráfico de barras que ilustra ocronograma de um projeto. O gráfico ilustra as datas de início e fim de níveis sumários (Estrutura Analítica de Projeto - EAP) e atividades que compõem o cronograma. Alguns Gráficos de Gantt mostram também os relacionamentos de dependência entre atividades, isto é, a rede de precedência. Os Gráficos de Gantt podem ser usados para mostrar o status atual da programação de um projeto.Também são conhecidos como Gráficos de Barras. Segundo o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) Gráfico de Barras é: "Uma representação gráfica de informações relacionadas ao cronograma. Em um gráfico de barras típico, as atividades do cronograma ou os componentes da estrutura analítica de projeto são listados verticalmente no lado esquerdo do gráfico, as datas são mostradas horizontalmente naparte superior e as durações das atividades são exibidas como barras horizontais posicionadas de acordo com as datas".
Dados Históricos:
O formato inicial do gráfico foi desenvolvido por Henry Gantt (1861-1919) em 1910. Na década de 1980, os computadores pessoais facilitaram a criação e elaboração de Gráficos de Gantt. Estas aplicações foram primeiramente direcionada para...
tracking img