Ferramentas controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Capitulo 2
* 2.1 FERRAMENTAS DE CONTROLE DE ESTOQUES.
As empresas atuais possuem estoques com uma infinidade de itens a serem controlados, e dentre esses itens alguns necessitam de maior preocupação, pois seu giro pode representar 80% no valor do estoque. Segundo estudos de Slack, ET al. (2002) alguns itens, por exemplo, podem ter uma taxa de uso muito alta, de modo que, se faltassem,muitos consumidores ficariam desapontados.

2.2 MODELOS KARDEX DE CONTROLE DE ESTOQUE.

A forma como se utiliza as ferramentas de controle de estoque é que definirá a qualidade de todo o processo, bem como a classificação dos seus resultados. Essa junção entre boas práticas e políticas de padronização é que poderão tornar o estoque ótimo no ponto de vista administrativo.
O modelo Kardex decontrole de estoque é um sistema bastante empregado no âmbito empresarial no que se refere ao controle de mercadorias. Anteriormente era utilizados uma ficha ou cartão de controle, onde eram inseridos todos os dados alusivos a determinado produto como: data de compra, fornecedor, estoque disponível.
De acordo com Gapski (2003, p. 47), “sendo esse sistema basicamente uma ficha ou cartão que registra amovimentação de estoque. As informações são realizadas manualmente e contém informações do tipo: data (mês/dia); cliente; vendas; estoque disponível”. Levando em consideração que a alimentação dessas informações era feita manualmente, esse sistema apresentava uma falha, tornando-se impossível controlar grande diversidade de produtos de maneira em que se tivesse conformidade e integridade em suasinformações. Nos últimos 30 anos, ocorreram diversas mudanças na área tecnológica, período em que as empresas passaram a agregar a tecnologia aos seus processos, principalmente no que tange ao controle de estoques, facilitando o seu domínio e proporcionando algumas vantagens competitivas, como relaciona Ballou (2003, p.231):
* O problema de gestão de estoques é facilmente adaptável aocomputador;
* Muitas empresas adquiriram computadores para contabilidade e finanças;
Existem programas de computadores disponíveis no mercado. Conforme cita Albuquerque (2008 [on line]), com o decorrer dos anos, a sem presas começaram a investir em automação e informação. Softwares foram desenvolvidos para aplicação em diversos trabalhos, que vão desde estocagem, roteirização, pedido de venda,classificação e utilização de equipamentos como leitores óticos, scanners entre outros. Pois bem, com a utilização do sistema Kardex em banco de dados automatizados, possibilitou a visualização dessas informações de forma completa, permitido acompanhar todo o processo de gestão como, suprimentos de materiais, fornecedores, pedidos de compra, acompanhamento (fallow up) e carteira de pedido de compra porcomprador. Observa-se que nenhum sistema automatizado é autossuficiente ao ponto de não depender da análise e intervenções dos administradores/gestores dos estoques, pois nesse ponto ressalta-se a importância da alimentação do sistema com dados confiáveis e atualizados.

Dessa forma afirma Silva; Ribeiro (2005, p. 25) “Portanto, embora as informações constem no sistema e o mesmo possibilite aemissão de relatórios, o pedido e a quantidade dependem do analista, e da decisão tomada das quantidades desejadas até o próximo pedido”.

2.3 LOCALIZAÇÕES DE MATERIAIS.

O objetivo de um sistema de localização de materiais é estabelecer meios
necessários para perfeita identificação da localização dos materiais. Segundo Dias (2006) é utilizada uma simbologia (codificação) alfanumérica quedeve indicar precisamente o posicionamento de cada material armazenado, facilitando as operações de movimentação e estocagem. Existem dois métodos básicos de endereçamento ou localização de materiais:
- Sistema de endereçamento fixo;
- Sistema de endereçamento variável.

2.4 SISTEMAS DE ENDEREÇAMENTO.

O endereçamento é uma ferramenta que auxilia na localização de materiais dentro de um...
tracking img