Ferramentas case

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferramentas CASE (Computer Aided Software Engineering).

CASE – Conjunto de técnicas e ferramentas informáticas que auxiliam o engenheiro de software no desenvolvimento de aplicações, com o objetivo de diminuir o respectivo esforço e complexidade, de melhorar o controlo do projeto, de utilizar um processo uniformizado e de automatizar algumas atividades, nomeadamente a verificação deconsistência e a geração de código e documentação.
A posição que as Ferramentas CASE exerce hoje na Informática é a mesma que as ferramentas CAD ocupavam nos anos 70 na engenharia, revelando-se um sistema que ainda não é largamente utilizado, sendo que onde é adotado, é usado como ferramentas de uma atividade específica do desenvolvimento de software, não respeitando sua proposta de ambiente integrado desuporte a projetos, que será visto adiante.
Existem algumas diferenças que merecem atenção quando falamos de CASE e CAD. As ferramentas CAD programam práticas de engenharia que foram experimentadas e provadas há mais de séculos, ao passo que as ferramentas CASE são ferramentas de automação que estão implantando uma cultura que ainda é novidade para algumas empresas desenvolvedoras de software.Outra diferença importante é que o CAD tem como foco o projeto de algo, já o CASE tem como meta não só a análise e o projeto de um sistema, mas como também a geração de software automaticamente a partir de uma especificação no seu projeto, revelando se assim uma ferramenta muito mais complexa que o CAD.
Blocos de Construção para o CASE
Para que se obtenha um ambiente CASE real é necessário obedecer(mesmo que parcialmente) aos chamados blocos de construção, um modelo didático para a construção de um ambiente CASE, onde cada bloco forma uma base para o seguinte. Isto é ilustrado na figura 1.

Figura 1 – Blocos de Construção para o CASE

O “bloco inicial” é a Arquitetura do Ambiente, que envolve hardware e software apropriados. Este bloco considera os recursos humanos que são aplicados noprocesso de desenvolvimento de um sistema. Logo acima, temos a Plataforma de Hardware, ou seja, o hardware o qual o sistema será feito e alguma ferramenta CASE será executada. Até a década de 1980, o desenvolvimento era baseado em grandes computadores onde terminais eram conectados, compartilhando os recursos do mainframe. Hoje, a Plataforma de Hardware consiste em estações de trabalhoindividuais, conectadas em rede, para que os engenheiros de software possam se comunicar efetivamente. Após, é necessário um sistema operacional que suporte o hardware e as redes. Continuando temos o bloco de Serviços de Portabilidade que são uma ponte entre as ferramentas CASE e a arquitetura do ambiente.
Esses serviços permitem que as ferramentas CASE migrem para outras plataformas de hardware e sistemaoperacional sem mudanças significativas. A seguir temos o bloco das Estruturas de Integração, para que uma ferramenta CASE possa comunicar-se com outra, compartilhando o mesmo banco de dados. É finalizando temos a ferramenta CASE em si, como exemplo, o Case Studio e Doctor Case, onde será elaborado o DFD e o DER.
Porém, na prática, a maioria das ferramentas CASE não são utilizadas usando-se todosos blocos de construção acima citados. Na maioria das ocasiões, uma ferramenta é usada para apoiar uma atividade específica da engenharia de software, não se comunicando diretamente com outras ferramentas, ou seja, não compartilhando o mesmo banco de dados, descartando o bloco Estruturas de Integração.
Evolução das ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software.
A sigla CASE significa“COMPUTER AIDED SOFTWARE ENGINEERING”, em português: “Engenharia de Software Auxiliada por Computador”.
Ferramentas CASE são ferramentas utilizadas como suporte para desenvolver um software. Essas ferramentas oferecem um conjunto de serviços, fortemente relacionados, para apoiar uma ou mais atividades do processo de desenvolvimento de software e podem minimizar o tempo de desenvolvimento do...
tracking img