Ferramenta tex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferramenta TEX na elaboração de Trabalho Científico.

Tarcisio de Santana Carvalho

UFPI – Universidade Federal do Piauí
CAT – Colégio Agrícola de Teresina

Resumo: Formato TEX é usado na escrita de relatórios, monografias, trabalhos escolares, artigos, na área acadêmica e científica, é imprescindível a utilização de ferramentas que auxiliem os autores na escrita de documentos e lhespermitam preocupar-se com o conteúdo de seu texto, no entanto o processador de textos LaTex apresenta-se como uma boa alternativa por oferecer muitas facilidades na editoração, além da qualidade na visualização da escrita final, apresentando um resultado tipográfico superior a outros editores.
Palavras Chaves: Linguagem TEX , Trabalho Cientifico.

INTRODUÇÃO

A realização de trabalhoscientíficos é uma prática comum no percurso acadêmico, cientistas e técnicos. A planificação e apresentação de trabalhos científicos obedecem a regras mas nem sempre são devidamente estruturados ou escritos textos científicos usando todas as funcionalidades dos processadores de texto comuns (Word) ou mais específicos (Linguagem TeX, por exemplo). A qualidade de um trabalho mede-se também pela formaescrita em que se apresenta, e é da maior pertinência desenvolver competências de escrita, formatação das teses (mestrado/ doutoramento) e outros textos científicos como relatórios na linguagem Tex.

1. LAX

TEX (um programa desenvolvido para ajudar aos autores a formatarem profissionalmente o seu trabalho, obtendo um trabalho semelhante a um tipógrafo) é um programa de computador criadopor Donald E. Knuth .É usado para processamento eletrônico de textos e formulas matemáticas. Knuth começou a escrever o TEX em 1977 para explorar o potencial dos equipamentos digitais de impressão que começavam a se infiltrar nas editoras naquela época, especialmente com o desejo de que ele pudesse reverter o processo de deterioração da qualidade tipográfica que ele viu afetar seus próprios livrose artigos. O TEX foi lançado em 1982, com alguns recursos adicionados em 1989 para suportar melhor os caracteres de 8-bit e múltiplas linguagens. O TEX é reconhecido por ser extremamente estável, por funcionar em muitos tipos diferentes de computadores e por ser virtualmente livre de erros.

2. LaTex

É um sistema de processamento de texto derivado do TEX, foi criado pelo Leslie Lamportpara dar aos autores uma tipografia automática, especialmente na tarefa de formatar as fórmulas e expressões matemáticas, sem utilização de cifrões. Hoje em dia, os programas de processamento de texto permitem a qualquer utilizador ser o tipógrafo, mas o que normalmente precisa é de um documento apresentável, sem que tenha perdido horas tentando fazê-lo . O LATEX liberta-o desse fardo e permite asi pensar no documento, em detrimento da formatação. A ponto desse sistema ser visto como desacreditado por parte de utilizadores que começaram com sistemas Microsoft Word e o Open Office por exemplos.
Aparentemente, é mais fácil criar um documento cientifico sabendo logo como fica o produto final do que ter de pesquisar e aprender a usar certos blocos de código. No entanto, quando se trata defórmulas matemáticas, perde-se muito tempo a tentar encontrar
Uma solução agradável ou até mesmo a solução certa, é a ferramenta LaTeX. Passado pouco tempo, os comandos são sempre os mesmos variando só as combinações. Ainda hoje muitas universidades americanas e européias exigem que seus alunos usem TEX ou LaTeX para apresentar suas teses, a fim de garantir que as fórmulas sejamrepresentadas com exatidão ou que a qualidade tipográfica seja uniforme. Muitas publicações científicas também o preferem para a submissão de originais.
O LATEX é diferente dos outros sistemas de editoração pelo fato de você ter que informá-lo sobre a estrutura lógica e semântica do texto. Este então aplica a forma tipográfica do texto de acordo com as regras definidas no arquivo de definição da...
tracking img