Fernando pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caeiro era, segundo ele próprio, «o único poeta da natureza», procurando viver aexterioridade das sensações e recusando a metafísica, isto é, recusando saber como eramas coisas na realidade, conhecendo-as apenas pelas sensações, pelo que pareciam ser. Eraassim caracterizado pelo seu panteísmo, ou seja, adoração pela natureza e sensacionismo.Era mestre de Ricardo Reis e Álvaro de Campos,tendo-lhes ensinado esta filosofia do nãofilosofar, a aprendizagem do desaprender.

São da sua autoria as obras O Guardador de Rebanhos, O Pastor Amoroso e os PoemasInconjuntos.

Ricardo Reis nasceu no Porto, em 1887. Foi educado num colégio de jesuítas, tendorecebido, por isso, uma educação clássica (latina). Estudou (por vontade própria) ohelenismo, isto é, o conjunto das ideias e costumes daGrécia antiga (sendo Horácio o seumodelo literário). A referida formação clássica reflecte-se, quer a nível formal, quer a níveldos temas por si tratados e da própria linguagem utilizada, com um purismo que Pessoaconsiderava exagerado.

Apesar de ser formado em medicina, não exercia. Dotado de convicções monárquicas,emigrou para o
B
rasil após a implantação da República. Caracterizava-se por serum pagãointelectual lúcido e consciente (concebia os deuses como um ideal humano), reflectia umamoral estoico-epicurista, ou seja, limitava-se a viver o momento presente, evitando osofrimento (Carpe Diem) e aceitando o carácter efémero da vida. Álvaro de Campos, nasceu em Tavira em 1890. Era um homem viajado. Depois de umaeducação vulgar de liceu formou-se em engenharia mecânica e naval naEscócia e, numasférias, fez uma viagem ao Oriente (de que resultou o poema Opiário). Viveu depois emLisboa, sem exercer a sua profissão. Dedicou-se à literatura, intervindo em polémicasliterárias e políticas.
É
da sua autoria o Ultimatum, manifesto contra os literatosinstalados da época. Apesar dos pontos de contacto entre ambos, travou com Pessoaortónimo uma polémica aberta. Protótipo da defesado modernismo, era um cultivador daenergia bruta e da velocidade, da vertigem agressiva do progresso, de que a Ode Triunfalé um dos melhores exemplos, evoluindo depois no sentido de um tédio, de um desencantoe de um cansaço da vida, progressivos e auto-irónicos.

Representa a parte mais audaciosa a que Pessoa se permitiu, através das experiênciasmais barulhentas do futurismo português,inclusive com algumas investidas no campo daação político-social.

A
trajetória poética de Álvaro de Campos está compreendida em três fases: a primeira, damorbidez e do torpor, é a fase do "
O
piário" (oferecido a Mário de Sá-Carneiro e escritoenquanto navegava pelo Canal do Suez, em março de 1914), a segunda fase, maismecanicista, é onde o Futurismo italiano mais transparece, é nesta fase que asensação émais intelectualizada.
A
terceira fase, do sono e do cansaço, aquela que, apesar deparecer um pouco surrealista, é a que se apresenta mais moderna e equilibrada .
É
nessafase em que se enquadram: "Lisbon Revisited" (l923), "
A
pontamento", "Poema em LinhaReta" e "
A
niversário", que trazem, respectivamente, como características, oinconformismo, a consciência da fragilidadehumana, o desprezo ao suposto mito doheroísmo e o enternecimento memorialista.

Destaca-se ainda o semi-heterónimo
B
ernardo Soares (semi "porque - como afirma o seupróprio criador - não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas umasimples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afectividade."), ajudante de guarda-livros que sempre viveu sozinho em Lisboa. Desde 1914 quePessoa ia escrevendofragmentos de cariz confessional, diarístico e memorialista aos quais, já a partir dessadata, deu o título de Livro do Desassossego - obra que o ocupou até ao fim.
É
neste livroque revela uma lucidez extrema na análise e na capacidade de exploração da almahumana.
Autor & Obra

A
lberto Caeiro (O Mestre)



Caract
e
rísticas

t
emá
ticas



O...
tracking img