Fernando pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando Jorge Amado escreveu este romance, estava a pensar como prenda de anos para o seu filho mais velho, João, quando completava um ano de idade. Estava ele exilado em Paris, em 1948, devido àscircunstâncias da sua vida. Chamo-lhe romance devido ao tema que se trata: “uma história de amor” e algumas características apresentadas. Este subtítulo da obra faz-nos imaginar um romance entre aspersonagens principais, com um carácter dinâmico. É uma narrativa onde há uma mescla entre o diálogo, a narração e a descrição das personagens. O que vamos encontrar é um amor impossível entre um gato euma ave, inimigos por natureza.
Mas este romance está impregnado dum outro género narrativo e passo a citar Jorge Amado na sua Dedicatória: “Ao concordar, em Agosto de 1976, com a publicação destavelha fábula[...].” Descrita como uma instância narrativa constituída por situações paradigmáticas, que utiliza principalmente animais para destacar conclusões moralizantes, a fábula é, antes de mais, umametaforização de diferentes tipos humanos sociais, que compõem um espectro dramático e dinâmico da sociedade. A linearidade característica é-lhe atribuída por este aspecto narrativo. Como componentesda narrativa consideram-se a própria narração, a lírica e a dramática.
Nesta obra estão muitas características da fábula. Em termos de componente da narrativa, o cenário é um mundo dos animais, oparque, um lugar delimitado e circundante, onde o tempo está dividido em estações do ano. Cada personagem emite a sua voz na narrativa e representa uma voz social. A fábula impõe uma escolha que aAndorinha terá de fazer no fim: ‘o amor de Rouxinol ou o amor do gato?’ Contudo, esta escolha já estava predefinida pelas outras personagens.

O seu número de personagens é reduzido, assim como nadiversidade de espaços e há uma pequena complexidade da acção.
É importante notar a funcionalidade dos textos em versos que são (im)postos na obra. Jorge Amado conhece bem a sua terra natal - Bahia,...
tracking img