Fernando pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Percurso biográfico de Fernando Pessoa;
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de Junho de 1888, filho de Maria Madalena Pinheiro Nogueira e de Joaquim de Seabra Pessoa.
Asua infância é passada em Lisboa, alegremente, até à morte do pai em 1893 e do irmão Jorge no ano seguinte. Estes acontecimentos, em conjunto com o facto de sua mãe ter conhecido o cônsul de Portugalem Durban, levam-no a viajar para a África do Sul. Aí vive entre 1896 e 1905.
Ficou sobretudo conhecido como grande prosador do modernismo (ou futurismo)
Fernando pessoa tinha vários heterónimos.Entre estes ficaram famosos três: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
Teve uma paixão confessa - Ophélia Queirós.
O seu percurso intelectual dificilmente se descreve em poucas linhas.É sobretudo o relato de uma grande viagem de descoberta, à procura de algo divino mas sempre desconhecido.
Os últimos anos são vividos em angústia. Os seus projetos intelectuais não se realizamplenamente, nem sequer parcialmente
Fernando Pessoa morre a 30 de Novembro de 1935, de uma grave crise hepática induzida por anos de consumo de álcool, no hospital de S. Luís. Uma pequena procissãofunerária levou o corpo a enterrar no Cemitério dos Prazeres. Em 1988, por ocasião do centenário do seu nascimento, os seus restos mortais foram transladados para o Mosteiro dos Jerónimos em Belém.* Identificar o nome de quatro heterónimos;

* Alberto Caeiro
* Álvaro de Campos
* Bernando Soares
* Fernando Pessoa
* Ricardo Reis

* Caracterizar,sucintamente a época literária do modernismo;
O Modernismo é o Movimento literário que compreende um grupo variado de correntes estéticas de vanguarda, como o Dadaísmo, o Surrealismo e o futurismo.
Éuma tendência dinâmica, indicando a necessidade de renovação e a crença de que é possível uma superação constante, baseada na idéia da 'modernidade' contra a tradição e do antigo. O séc. XX tem-se...
tracking img