Fernando pessoa e alberto caeiro(heterônimo)

Páginas: 10 (2399 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
PED ALFABETIZAÇÃO

FERNANDO PESSOA E ALBERTO CAEIRO (HETERÔNIMO)

ANA PAULA DE JESUS SILVA

MUTUNÓPOLIS
2010
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo traçar a trajetória da obra e vida de Fernando Pessoa e do seu heterônimo Aberto Caeiro, para traçar essa trajetória foram utilizados como fundamentação alguns teóricos renomados no campo da lingüísticae da literatura.

Palavras chave: Vida e obra, heterônimo, paganismo.

INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado trata-se da análise do discurso do heterônimo de Fernando Pessoa, buscando comprovar a semelhança entre o poeta e seu heterônimo. As diferenças e semelhanças poderão ser notadas a partir dos discursos nas obras literárias, ou seja, das marcas lingüísticas predominante no heterônimode Fernando Pessoa.
A partir da aplicação da teoria lingüística da A.D (FOCAULT, 1971 e PECHEUX, 1990) ao campo literário buscar-se-a a comprovação ou contestação da classificação tradicional das características de Alberto Caeiro. O objetivo desta pesquisa, nesse sentido, é comprovar a existência desses perfis, analisando as próprias obras e buscando marcas discursivas, tais como a ideologia,os sentimentos, as vontades, as criticas e o pensamento filosófico etc; que possam ser encontradas no discurso, haja vista que a obra foi escrita por autor diferente, porem pela mesma pessoa: Fernando Pessoa.
Parte-se, portanto de que todo ser é constituído de discursos, ideologias e valores. Tendo em vista que o criador de Alberto Caeiro é o escritor dos poemas é uma única pessoa – FernandoPessoa considera-se que as marcas da ideologia de Pessoa podem estar materializadas na obra.
Para realizar esta pesquisa, será necessário também expor parte da biografia do escritor, vida e obra do heterônimo Alberto Caeiro, características que distinguem um autor do outro, conforme a abordagem proposta por Massaud Moisés (1968). As obras a serem analisada são os poemas de Alberto Caeiro, reunidosna coletânea chamada “Os melhores poemas de Fernando Pessoa (LOPES, 1988) e a análise se baseará em criticas literárias de referencia para literatura portuguesa, dentre as quais citam-se Berardinelli, (1958), Lourenço (1973), Massaud Moisés (1968) e Saraiva e Lopes [S.d].

DESENVOLVIMENTO

1. A vida e obra de Fernando Pessoa

Fernando Antonio Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, em 13de junho de 1888. Faleceu na mesma cidade em 30 de novembro de 1935, de cólica hepática, hospital de São Luiz dos Franceses.
Órfão de pai aos cinco anos é levado por sua mãe e seu padrasto para a África do Sul.
Pessoa começa a trabalhar como tradutor e correspondente estrangeiro em diversas casas comerciais e dedica-se profundamente à literatura.
Por volta de 1914, Fernando Pessoaconcebeu seu famoso heterônimo, um poeta bucólico, e finalmente começa a escrever, logo em seguida surge Alberto Caeiro. Essa tendência de criar personagem não passou com a infância, mas desenvolveu-se na adolescência, o autor dividiu o eu entre vários autores, numa particularidade que è só dele Fernando Pessoa.
Em vida, além de mensagem (1934), Fernando Pessoa publicou versos ingleses(Antenous, 1918; 35 Sonets, 1918; Incriptions, 1920). Reunidos no English Poems I, II, III (1921) e alguma Prosa: Aviso por causa da moral (1928). A maior parte de sua produção estampou-se em jornais e revistas ou manteve-se inéditas, poemas de Aberto Caeiro (1946).

1.1 Escola Literária e contexto sócio-histórico cultural
Os primeiros anos do século XX os europeus estavam passando por grandestransformações; e rupturas com o passado e as pesquisas de novas formas de expressões eram alguma dessas mudanças, junto com um notável desenvolvimento cientifico e tecnológico.
O modernismo em Portugal teve como marco a publicação do primeiro número da revista Orpheu (em março 1915) com a participação de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, dentre outros. O modernismo veio para dar lugar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fernando Pessoa Ortonimo e Alberto Caeiro
  • Heteronimos de Fernando Pessoa
  • Heterónimos de Fernando Pessoa
  • Análise heterônimo fernando pessoa
  • Fernando Pessoa – Poemas (dele e dos heterônimos)
  • Fernando pessoa e seus heterônimos
  • Heterónimos de Fernando Pessoa
  • Fernando Pessoa: Ortónimo e Heterónimos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!