fernando nogueira da costa economia monetc3a1ria e financeira capc3adtulo 2

8664 palavras 35 páginas
CAPÍTULO 2
CONCEITO DE DINHEIRO
“Uma razão para estudar economia é que você pode falar sobre dinheiro mesmo não tendo nenhum.”
2.1. Introdução
Este é um capítulo de apresentação de conceitos básicos necessários para o entendimento das teorias monetárias. Normalmente, a introdução ao estudo da moeda constitui o primeiro capítulo de livro-texto. Mas, aqui, nossa opção foi dar, inicialmente, visão panorâmica ao nosso leitor, desde o ponto-de-partida até onde queremos chegar. Os “marinheiros de primeira viagem”, no estudo de Economia
Monetária e Financeira, podem, perfeitamente, começarem sua leitura deste livro por este capítulo e, ao final da Parte IV, ler o capítulo 1 sobre os Postulados da
Teoria Quantitativa da Moeda e de uma Teoria Alternativa da Moeda.
Nosso objetivo será fazer releitura da visão convencional a respeito de moeda. Apresentaremos, em primeiro lugar, as diferentes formas de moeda.
Criticaremos a visão liberal (“numismática”) da história monetária.
Conceitualmente, é relevante distinguir entre a moeda e o dinheiro. Mostraremos as funções básicas do dinheiro, para, em seguida, fazer distinção entre os tratamentos dados pelas matrizes teóricas fundamentais. Após termos enfocado esse uso da moeda, abordaremos a fonte de moeda através da análise de seu processo de criação e entrada na economia. Para ser crítica construtiva à visão convencional, sugerindo certa alternativa, concluiremos o capítulo destacando a importância da moeda para os economistas pós-keynesianos e a polêmica existente entre eles sobre as propriedades da moeda.
2.2. Formas da moeda
As diversas formas de moeda e o que determina o seu poder de compra, isto é, sua aceitabilidade mercantil, constituem problema analítico, para a teoria monetária, e não simplesmente “uma questão de fatos históricos”.
Vários autores resumem a história monetária em função das características essenciais ou dos requisitos físicos da moeda-mercadoria:
1. indestrutibilidade e inalterabilidade, que evita

Relacionados

  • Trabalho de Administraçao
    2096 palavras | 9 páginas
  • Plano collor
    7329 palavras | 30 páginas