Fernanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FERNANDA DE SALES GOMES
TURMA: ADM131N01/03

ANÁLISE INTERPRETATIVA: CAPITULO 1 / APOSTILA / O QUE É SOCIOLOGIA

PROFESSOR: FERDINANDO BARRETO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

ABRIL – 2013

FERNANDA DE SALES GOMES
TURMA: ADM131N01/03

ANÁLISE INTERPRETATIVA: CAPITULO 1 / APOSTILA / OQUE É SOCIOLOGIA

Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial da disciplina Sociologia, ministrada pelo professor Ferdinando Barreto do curso de Administração da Fametro.
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial da disciplina Sociologia, ministrada pelo professor Ferdinando Barreto do curso de Administração da Fametro.

ABRIL - 2013
INTRODUÇÃO

A Sociologia surge tardiamente comociência, sendo fruto do processo desencadeado pelas revoluções comportamentais e de produção que acabaram com o sistema feudal e consolidaram a sociedade capitalista. Essas revoluções, francesa e industrial, transformaram a sociedade de maneira tão rápida e profunda, e criaram situações tão novas e adversas que colocaram a sociedade pela primeira vez num plano de análise, onde ela se constituía emproblema a ser investigado. A Revolução Industrial não alterou apenas o processo produtivo fabril, mas toda a sociedade em que este estava inserida.
A Sociologia adquire caráter moderado, buscando o equilíbrio numa sociedade rachada pela oposição entre burguesia e proletariado. Assim, começa-se a estudar os grupos, instituições e figuras de autoridade que teriam importância para a estruturação daordem social.
Mais tarde é que a Sociologia, em sua crítica ao capitalismo, fornecerá bases teóricas para apoiar a classe trabalhadora em sua luta, com o objetivo de transformar o estudo da sociedade em meio para transformá-la.

O surgimento da sociologia ocorreu num momento de grande expansão do capitalismo, desencadeado pela dupla revolução, industrial e a francesa.
O triunfo da indústriacapitalista na revolução industrial desencadeou uma crescente industrialização e urbanização, o que provocou radicais modificações nas condições de existência e nas formas habituais de vida de milhões de seres humanos.
Essas revoluções mexeram profundamente no imaginário do povo europeu do século XVIII e reforço a crise com o surgimento da revolução industrial. Em que a máquina ia substituindo pouco apouco o trabalho humano, e a consequência era um monte de homens e mulheres que ficavam sem poder produzir nada, pois seu trabalho não podia concorrer com a máquina, pois está produzia em larga escala, enquanto o artesão precisa de mais tempo para poder produzir, e assim passando necessidade, pois não podia concorrer com a máquina. Na Inglaterra ocorre a transformação da atividade artesanal paramanufaturada, e em seguida para fabril desencadeou um grande êxodo dos camponeses para as grandes cidades urbanas que foram engajadas não somente pelos homens, mas as mulheres e crianças e estes se submetiam a ganhar um salário inferior aos dos homens. Essas cidades tiveram um grande crescimento demográfico que suas estruturas de moradia e saúde não tiveram como acolher esses migrantes que vinham domeio rural. Com isso houve o aumento da prostituição, do alcoolismo, infanticídio, da criminalidade, da violência
      A exploração do trabalho nas fábricas por parte dos industriais, principalmente no que se refere a mulheres e crianças chamaram atenção de intelectuais da época, que investigaram as transformações que ocorriam à sua volta através da observação e experimentação, e não maisrecorrendo à visão sobrenatural.
Por causa da falta de saneamento houve a proliferação dos surtos de epidemia de tifo e cólera. Não esquecendo que com a revolução industrial surge o capitalista como uma nova classe que emergia. Com essas transformações surgidas na sociedade abre uma possibilidade de analise, ou seja, surgimento de um objeto a ser investigado.  A sociologia constitui em certa medida de...
tracking img