Fernanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Epidemiologia: Definição, Evolução Histórica e sua Aplicação na Saúde Pública

A Epidemiologia proporciona os dados para uma avaliação das medidas de saúde como profilaxia, dada que possam identificar a disseminação de doenças seja ela, transmissíveis ou não transmissíveis permitindo a identificação de sua causa ou causalidade.
Podemos conceituar a epidemiologia segundo ROUQUARAYROL (2003):“ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.”

AEpidemiologia é capaz de transcender ainda mais no quesito em Saúde, estudando a distribuição da morbidade e da mortalidade (assunto das próximas aulas), a fim de traçar o perfil de saúde-doença nas coletividades humanas; realiza testes de eficácia e de inocuidade de vacinas; desenvolve a vigilância epidemiológica; analisa os fatores ambientais e socioeconômicos que possam ter alguma influência na eclosãode doenças e nas condições de saúde; constitui um dos elos de ligação comunidade e governo, estimulando a prática da cidadania através do controle, pela sociedade, dos serviços de saúde.
Conforme o que foi descrito acima, a epidemiologia consiste em gerar dados quantitativos, corretos, sobre a saúde do conjunto da população ou de seus segmentos, seja em atividades de rotina, seja em investigaçõesespeciais.
No conjunto, tais dados formam um diagnóstico populacional, dito coletivo ou epidemiológico, podendo estar limitado a:

a) Única condição seja um agravo à saúde, um fator de risco, o uso de serviços, uma característica da população ou outro evento de interesse;
b) Um grupo de condições, exemplificando pelas doenças infecciosas ou pelas cardiovasculares; ou
c) Eventossubordinados a outra forma de classificação – neste caso encontra-se o diagnóstico sobre a saúde da comunidade, através do qual se procura identificar e estimar a magnitude dos principais agravos à saúde, que incidem na população.

Ou seja, a epidemiologia fornece a orientação e os fundamentos necessários para aprofundar a análise do tema, quer se trate de um único evento, de um grupo deles, querda saúde global da comunidade.

Ressalta-se que dois aspectos são de maior relevância, em qualquer diagnóstico epidemiológico:

1º) a “abrangência populacional” deste diagnóstico, o que traz preocupações quanto à representatividade de certas amostras e necessidades do uso de técnicas de amostragem aleatória, para complementar as informações rotineiras;

2º) a apropriada seleção de“indicadores” que bem retratem cada situação. Embora existam variações na extensão dos recursos empregados na preparação de um diagnóstico epidemiológico e os principais tipos de informação utilizados são os de morbidade e mortalidade.

A História da Epidemiologia

Marcos da História da Epidemiologia

A) Primeiro Momento

• Hipócrates: há 2.500 a.C, analisava as doenças em bases racionais, comoproduto da relação do indivíduo com o ambiente. O clima, a maneira de viver, os hábitos de comer e de beber deveriam ser levados em conta ao analisar as doenças;
• Preservação de seus ensinamentos (Hipócrates) - Galeno (Roma antiga) – Árabes (idade média) – clínicos (Europa Ocidental, Renascença) – toda parte;
• Teoria miasmática;
•Primórdios da quantificação dos problemas de saúde iniciada há trêsséculos mediante a quantificação dos dados de mortalidade;
•John Graunt (1620-1674): tratado sobre as tabela mortuária em Londres: mortalidade por sexo e região: quantos óbitos ocorriam em relação ao total da população. ”Pai da demografia e das estatísticas vitais”.

B) Segundo Momento: O século XIX

* Europa como centro das ciências- Revolução industrial e deslocamento das...
tracking img