FERNANDA CONTABILIDADE E GEST O INDUSTRIAL 1

1571 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do curso

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

INTRODUÇÃO

As organizações, inseridas num ambiente econômico de mercado caracterizado por acirrada concorrência, necessitam direcionar maiores esforços ao planejamento e controle dos seus fatores de produção, geradores de custos e receitas. Nesse ambiente, o recurso informação adquire conotações de cunho estratégico e operacional. No conjunto de tais informações, incluem-se, entre outras, aquelas referentes a preços e custos.
As questões que tratam do atual ambiente de atuação das empresas têm sido fartamente abordadas pela literatura. Berliner e Brimson (1992), Shank e Govindarajan (1997), Iudícibus (1998), Kaplan e Cooper (1998), Atkinson et al. (2000), entre outros autores que tratam da gestão empresarial, expõem uma série de fatores que caracterizam esse ambiente. Dos diversos aspectos tratados, a crescente influência do mercado comprador em estabelecer o preço pelo qual está disposto a pagar pela aquisição de bens e serviços e a conseqüente perda de poder das empresas em estabelecer o preço pelo qual desejam vender tem sido uma constante.
Trata-se, portanto, da Gestão do Preço de Venda. Além disso, também é reconhecido que a limitação das empresas em impor um preço de venda ao mercado as têm obrigado a voltar-se mais acentuadamente à gestão da sua eficiência operacional, no que se refere ao planejamento e controle do consumo dos recursos demandados pela realização de suas operações. Trata-se, portanto, da Gestão de Custos.

A EMPRESA INDUSTRIAL

Empresa industrial é aquela que se constitui juridicamente e legalmente, com intuito de aplicar o seu capital no consumo, produção e distribuição de riquezas, para se obter uma legítima remuneração desse capital. Assim empresa é toda atividade econômica, com fins lucrativos, sob qualquer forma jurídica, para exploração de uma atividade lícita.

Relacionados