Fermentação Alcoolica - Relatória de aula prática

669 palavras 3 páginas
Introdução
A fermentação alcoólica é um processo de reação química realizada pela ação de microorganismos (leveduras) sobre os açúcares, produzindo etanol e gás carbônico. A levedura do fermento, Saccharomyces cerevisiae, é responsável pela produção das enzimas fundamentais para o processo de fermentação alcoólica. A intensidade da reação de fermentação depende do tipo de glicídio utilizado.
A levedura e outros microrganismos fermentam a glicose em etanol e CO2. Em um processo de dois passos.
1º passo: o piruvato sofre a descarboxilação em uma reação irreversível catalisa pela piruvato descarboxilase. Esta reação é uma descarboxilação simples e não envolve a oxidação do piruvato. A piruvato descarboxilase requer Mg2+ e tem uma coenzima firmemente ligada, a tiamina pirofosfato.
2º passo: através da ação da álcool desidrogenase, o acetaldeído é reduzido a etanol, com a NADH, derivado da atividade da gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase, fornecendo o poder redutor. A equação geral da fermentação alcoólica é:
Glicose + 2ADP + 2Pi ® 2 etanol + 2CO2 + 2ATP + 2H2O
A fermentação alcoólica é responsável pelo aumento da massa de pão. Fermento organismos consomem os açúcares na massa e produzir etanol e dióxido de carbono como resíduos. As formas de dióxido de carbono bolhas na massa, expandindo-o em uma espécie de espuma. Quase todo o etanol evapora quando a massa do pão é cozido.
Todas as bebidas alcoólicas, inclusive aqueles produzidos por maceração carbônica , são produzidas pela fermentação de etanol por levedura. Vinho e aguardente são produzidos pela fermentação dos açúcares naturais presentes nas frutas, principalmente uvas. Cerveja e uísque são produzidas pela fermentação de amido de grãos que foram convertidos em açúcar pela enzima amilase, que está presente nos grãos de cereais que foram germinados. grão-amilase tratados ou batata-amilase tratados são fermentados para a produção de vodka. Rum é produzido pela fermentação de açúcar de cana . Em todos

Relacionados

  • Cdc bh
    283205 palavras | 1133 páginas
  • Dicionrio Da Educao Do Campo
    350055 palavras | 1401 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas
  • Decreto 3048
    178710 palavras | 715 páginas