Fermentado de laranja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A laranja (Citus Sinensis) embora tenha a sua história iniciada na Índia, foi trazida da China pelos portugueses no século XVI. O seu cultivo tornou-se um negócio significativo e uma importante parte das economias de vários países e regiões europeias, entre eles a Espanha, Itália, Roménia, e a região do Algarve, em Portugal. Nos outros continentes, encontramos produção significativana África do Sul, Angola, Zimbabué, nos Estados unidos destacam-se os estados da Flórida e Califórnia, na América do Sul na Argentina e no Brasil.
O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, sendo responsável por 80% do comércio mundial do suco de laranja concentrado e congelado. A cadeia citrícola é uma das mais importantes no setor do agronegócio brasileiro, gerando emprego e divisas para opaís e produzindo diversos produtos e subprodutos.
A produção brasileira de citros está distribuída por todo país , com notória concentração na Região Sudeste.
A laranja é muito conhecida como fonte de vitamina C, que é o nutriente mais importante da fruta, tendo como principais funções, auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas equeimaduras, dar vitalidade às gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, reforçando as defesas do organismo, embora a sua composição seja formada de: Vitamina A, vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina C (Ácido Cítrico), cálcio, potássio, fósforo, sódio, enxofre, magnésio, cloro, silício, ferro, gorduras, proteínas, e calorias. Recentes estudosassociam o consumo da laranja com a redução da pressão arterial . É sabido também que ela é um estimulante do sistema circulatório, combatendo a inflamação das veias; e ativa o trabalho das glândulas segregadoras de suco gástrico, facilitando, desta maneira, a digestão e funções intestinais.
Diversas frutas estão sendo utilizadas na produção de fermentados no caso da laranja, esta inovaçãotecnológica é uma alternativa para o aproveitamento do excesso da produção.
Ao observar a tabela a baixo tomamos maior ciência do avanço das pesquisas nessa área.
Tabela 1. Bebidas alcoólicas obtidas a partir da fermentação de mosto de frutas por leveduras.
Substrato Referência
Abacaxi (ananás comosus L. Merr) Ndip et al. (2001).
Acerola(Malphigia punicifolia L.) Santos et al. (2005).
Araçá-boi (Eugênia stipitata McVaugh) Pantoja. (2006).
Banana-prata (Musa sp.) Akubor et al. (2003); Arruda et al. (2003).
Cacau (Theobroma cacao L.) Dias et al. (2007).
Cajá (Spondia mombin L.) Dias et al. (2003).
Caju (Anacardium occidentale L.) Garrutti (2006).
Camu-camu (Myrciaria úbia McVaugh) Maeda e Andrade (2003).
Cupuaçú (TheobromaGrandiflorum Shum) Pantoja (2006).
Gabiroba (Campomanesia pubenscens (DC) O. Berg) Duarte et al. (2009).
Graviola (Annona muricata) Pantoja et al. (2005).
Jabuticaba (Myrciaria cauliflora Berg.) Campos et al. (2002); Chiarelli et al. (2005).
Kiwi (Actinidia deliciosa) Soufleros et al. (2001).
Laranja (Citrus sp.) Corazza et al. (2001); Selly (2007).
Manga (Manguifera indica L.) Reddy e Reddy(2005).
Melão (Cucumis melo L.) Goméz et al. (2008).
Pupunha (Bactris gasipaes Kunth) Sotero et al. (1996); Pantoja et al. (2001); Andrade et al. (2003).

“Nos últimos 10 anos, entretanto, vem crescendo o número de trabalhos de pesquisa relativos ao emprego de frutas na produção de bebidas alcoólicas fermentadas, destacando-se o uso de kiwi, banana, cajá, manga, acerola, jabuticaba, graviola, cacau,laranja e gabiroba”.
Conforme o regulamento que estabelece os padrões de identidade e qualidade para o fermentado de fruta, deverão ser utilizados apenas o mosto da fruta sã, fresca e madura, açúcar e água, sendo que a água também deve criteriosamente obedecer às normas e padrões aprovados pela legislação vigente. O fermentado de fruta deve seguir os limites fixados em tabela.
Tabela 2...
tracking img