Fermentação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos, bactérias, ou até o próprio corpo, chamados nestes casos defermentos. Um exemplo de fermentação é o processo de transformação dos açúcares das plantas em álcool, tal como ocorre no processo de fabricação da cerveja, cujos etanol e CO2 (gás carbônico) são produzidos apartir do consumo de açúcares presentes no malte, obtido através da cevada germinada.
Este é o mesmo processo usado no preparo da massa do pão (ou bolo), onde os fermentos das leveduras ou fungosconsomem o açúcar obtido do amido da massa do pão, liberando CO2 (gás carbônico), que aumenta o volume da massa.
Algumas indústrias se utilizam desse processo na produção de alguns produtos, como:
1.Iogurte, produzido pela fermentação láctica, onde as bactérias, denominadas de lactobacilos, produzem ácido lático;
2. Pão e cerveja, produzidos pela fermentação alcoólica, onde a fermentação érealizada por fungos (anaeróbicos facultativos), que produzem no final álcool;
3. Vinagre, produzido pela fermentação acética, que consiste numa reação química, onde ocorre a oxidação parcial do álcooletílico, obtendo o ácido acético. As bactérias que realizam esse processo são as acetobactérias; etc.
Outro exemplo de fermentação é a que ocorre nos músculos, dár-se-á quando da atividade física intensae na ausência de oxigênio, com a formação de lactato (ácido láctico).
A fermentação é um processo de obtenção de energia utilizado por algumas bactérias e outros organismos. Ele ocorre com a quebrada glicose (ou outros substratos como o amido) em piruvato, que depois é transformado em algum outro produto, como o álcool etílico e lactato, definindo fermentação alcoólica e láctica (a fermentaçãotambém pode ser butírica, oxálica, acética, etc.). Este tipo de obtenção de energia não necessita do oxigênio como aceptor final de elétrons, por isso é chamado de respiração anaeróbica. Porém, ele...
tracking img