Fermantado de laranja

722 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

A laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo. É um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro.
Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.
É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas, híbrida, criada no passado, a partir do cruzamento da tangerina e do pomelo.
A origem desta fruta é a Índia. A versão doce da fruta foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que a conheceram na China.
Rica em suco e quando está madura assume a coloração alaranjada ou, em algumas espécies, permanece na cor verde.
O vinho é uma bebida alcoólica fermentada obtida através de fruta madura e fresca, e seu processo é estudado pela enologia, ciência que estuda os vinhos. A fruta mais utilizada para fazer o vinho é a uva, porém pode-se obter o fermentado de qualquer fruta que contenha água e açúcares em sua composição.
No entanto, pela legislação brasileira só pode ser considerado vinho ser for obtido de uva, de qualquer outra fruta a denominação é fermentado de fruta segundo
Venturini Filho (2005).
Da laranja se obtém um fermentado com características bem semelhantes ao vinho de uva, como o processamento, mas com aroma e paladar diferenciados. Mesmo assim não há a mesma aceitação que o vinho de uva.
No processo de fermentação alcoólica de açúcares, os principais produtos formados são álcool etílico e gás carbônico.
Ao lado do etanol e gás carbônico, são formados ainda acetaldeído, cetonas, glicerol, ácidos orgânicos, álcoois superiores, dentre outros produtos de fermentações paralelas que se desenvolvem no substrato por efeito de microrganismos contaminantes, além daquelas que são responsáveis pelo aroma e sabor do vinho (AQUARONE et al.,
1990, p.29).
Como o álcool é proveniente da fermentação de açúcares, quanto maior for a quantidade de matéria sacarina no mosto

Relacionados