Ferlic

5371 palavras 22 páginas
Introdução à Mineralogia e Cristalografia

Mineral: substância natural, sólida, com uma composição química específica e os átomos que a constituem possuem uma sistemática ordem atômica tridimensional. Como todas as substâncias que possuem estrutura atômica ordenada e regular são chamadas substâncias cristalinas, conclue-se que os minerais são substâncias cristalinas. Rochas são agregados de minerais e podem ser consideradas os livros através dos quais podemos ler a história da Terra e sua dinâmica. Os minerais são as palavras com as quais o livro é escrito. As duas características mais importantes dos minerais e que permitem distingui-los e classificá-los são:

Composição: quais os elementos químicos presentes e qual a sua proporção
Estrutura cristalina: a forma como os átomos dos elementos químicos estão empacotados.

Vamos, então, estudar essas características separadamente para podermos entender as diferentes propriedades dos minerais e sua classificação.

1.Química dos minerais

1. Revisão sobre elementos químicos e átomos

Elementos químicos são as substâncias mais fundamentais nas quais a matéria pode ser separada por meios químicos. Cada partícula de um elemento químico é constituída por grande quantidade de partículas idênticas daquele elemento chamadas átomos. Átomos são as menores partículas individuais que guardam todas as propriedades de um dado elemento. São constituídos por: Prótons: carga positiva Neutrons: eletricamente neutros Elétrons: carga negativa (correspondente prótons)

Figura1: Exemplo do átomo de carbono. Núcleo com 6 prótons e 6 nêutrons. Os 6 elétrons estão distribuidos em 2 níveis de energia que correspondem à órbitas em torno do núcleo. O número de prótons no núcleo de um átomo é o número atômico (Z) que é característico de cada elemento. Os elementos são catalogados segundo seu número atômico, começando pelo hidrogênio H com número atômico = 1. Os elétrons estão

Relacionados

  • jdbfjdf
    7217 palavras | 29 páginas
  • Exame
    60272 palavras | 242 páginas