Ferlic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Mineralogia e Cristalografia

Mineral: substância natural, sólida, com uma composição química específica e os átomos que a constituem possuem uma sistemática ordem atômica tridimensional. Como todas as substâncias que possuem estrutura atômica ordenada e regular são chamadas substâncias cristalinas, conclue-se que os minerais são substâncias cristalinas.
Rochas sãoagregados de minerais e podem ser consideradas os livros através dos quais podemos ler a história da Terra e sua dinâmica. Os minerais são as palavras com as quais o livro é escrito.
As duas características mais importantes dos minerais e que permitem distingui-los e classificá-los são:


Composição: quais os elementos químicos presentes e qual a sua proporção
Estrutura cristalina: a forma comoos átomos dos elementos químicos estão empacotados.

Vamos, então, estudar essas características separadamente para podermos entender as diferentes propriedades dos minerais e sua classificação.

1.Química dos minerais

1. Revisão sobre elementos químicos e átomos

Elementos químicos são as substâncias mais fundamentais nas quais a matéria pode ser separada por meios químicos. Cada partícula deum elemento químico é constituída por grande quantidade de partículas idênticas daquele elemento chamadas átomos.
Átomos são as menores partículas individuais que guardam todas as propriedades de um dado elemento. São constituídos por:
Prótons: carga positiva
Neutrons: eletricamente neutros
Elétrons: carga negativa
(correspondente prótons)




















Figura1:Exemplo do átomo de carbono. Núcleo com 6 prótons e 6 nêutrons. Os 6 elétrons estão distribuidos em 2 níveis de energia que correspondem à órbitas em torno do núcleo.
O número de prótons no núcleo de um átomo é o número atômico (Z) que é característico de cada elemento. Os elementos são catalogados segundo seu número atômico, começando pelo hidrogênio H com número atômico = 1.
Os elétrons estãoconfinados a níveis específicos a determinadas distâncias do núcleo e cada nível só pode conter um número máximo fixo de elétrons. Assim o nível K só pode conter 2 elétrons, o nível L, 6; nível M, 18 e N, 32. Quando estes níveis estão completos são estáveis, caso contrário tenderão a se estabilizar. Nessa tentativa, os átomos, que possuem o mesmo número de prótons e elétrons e são eletricamenteneutros, poderão perder, receber ou compartilhar elétrons entre si ou com outros elementos. Nesse caso, são chamados íons. Quando perdem elétrons tornam-se eletricamente positivos - cátions e quando recebem elétrons tornam-se negativos - ânions.
Raio iônico expressa a "dimensão" do íon quando este é considerado como sendo uma esfera rígida. A relação existente entre o raio do cátion e do ânioncondiciona a geometria da estrutura cristalina a ser formada.
Valores de raio iônico de cátions são significativamente menores comparados aos raios iônicos de ânions, exceto no caso de alguns cátions de metais alcalinos e alcalinos terrosos ( resultado da perda de elétrons da camada eletrônica mais externa e conseqüente redução do tamanho da nuvem eletrônica.


2. Formação de compostos:Compostos químicos se formam quando um ou mais ânions combinam com um ou mais cátions numa razão específica, de tal maneira que a soma das cargas positivas deve ser igual a das cargas negativas. Os compostos estáveis devem, portanto, ser eletricamente neutros.
Nos compostos químicos ânions e cátions as forças que mantem os ions unidos podem ser de diferentes naturezas, gerando os diferentes tiposde ligação que tem grande importância nas características dos minerais. Na realidade, as ligações químicas entre os minerais apresentam caráter intermediário ou misto entre os vários tipos.

Ligações iônicas: quando há transferência de elétrons e dois íons, cátions e ânions, permanecem juntos por atração eletrostática.

Ligações covalentes: quando os elétrons são compartilhados para atingir sua...
tracking img