Ferimento por arma de fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nilton Lins Enfermagem Estudo de Caso:

F.A.F

Hospital Pronto Socorro da Criança Zona Leste Acd. Enf. Mirla Moreira Professora: Cheila bentes

CONCEITO



Consideram-se como F.A.F. ou L.A.F. todos os efeitos lesivos produzidos no organismo por disparos realizados com armas carregadas de diversos tipos de pólvora ou outros explosivos (Calabuig, 2001).

2

 





Efeitos no alvo humano Inclui a chamada ação direta, provocada pelo impacto do projétil contra os tecidos do corpo e a ação indireta, que dependerá de fatores fisiológicos ou psicológicos do oponente atingido. Ambas as ações – direta e indireta – são responsáveis em maior ou menor grau, pelos efeitos primários dos projéteis no alvo humano e pelo fenômeno de incapacidade imediata. A açãodireta é provocada pelo impacto do projétil, que empurra e rasga os tecidos, deslocando-os. A ação indireta inclui dois tipos básicos de lesões. O primeiro é conhecido como cavidade permanente, que é o ferimento provocado pelo projétil ao romper os tecidos; caracteriza-se por uma área de necrose localizada, proporcional ao tamanho do projétil que atingiu os tecidos. O segundo é denominadocavidade temporária, produzida pelo intenso choque do projétil na massa líquida dos tecidos. Os tecidos elásticos como os músculos, vasos sanguíneos e pele são 3 retraídos após a passagem do projétil voltando depois à sua posição normal.

FISIOPATOLOGIA

4 Fonte: fcsaude.ubi.pt

 

 





Múltiplos fatores determinam o poder lesivo das armas de fogo: Distância a que se efetua odisparo: os disparos a curta distância produzem feridas de entrada única, com uma grande destruição tecidual; os disparos a distância média apresentam múltiplas pequenas feridas de menor capacidade destrutiva e os disparos a longa distância costumam ter pequena repercussão interna devido à fragmentação do projétil no impacto. Forma do projétil. Localização do orifício de entrada: no abdômen as lesõessão geralmente maiores do que na pélvis pois não existe uma estrutura óssea protetora que diminua a velocidade do projétil. Trajetória do projétil: na pélvis as trajetórias de entrada posteriores ou laterais são normalmente menos lesivas que as feridas frontais (que atravessam facilmente o hipogástrio) ou inferiores (que alteram o períneo), onde os danos e as complicações são usualmente maiores.Desaceleração: a desaceleração brusca do projétil dentro do organismo 5 tem um poder lesivo considerável.

F.A.F.

Fonte: folhadobrasilonline.com/2009/01/criana-de-4-meses-baleada-veja.html

6

F.A.F.

Fonte: sentineladaliberdade.com.br/os-efeitos-da-corrupcao-a-minha-a-sua-a-nossa-2/

7

F.A.F.

Fonte:tripasnaweb.files.wordpress.com/2009/08/11586_sinistro2_123_15lo.jpg

8 F.A.F.

Fonte: bananeirasonline.com/site/adolescente-de-15-anos-e-vitima-de-bala-perdida-nobrejo/

10

11

FERIMENTO POR ARMA DE FOGO
A

avaliação inicial da vítima de lesão por arma de fogo deve ser dirigida a todos os ferimentos que ponham em risco a vida.  A abordagem inicial deverá ser igual à de qualquer vítima de trauma e que tem como objetivo identificar e tratar problemasque apresentem ameaça imediata à vida.  Esta avaliação inicial deverá ser concluída em 5 a 10 minutos e é conduzida segundo a mnemónica ABCDE e que em linhas gerais 12 significa:

FERIMENTO POR ARMA DE FOGO


A – Vias aéreas com proteção da coluna cervical
B – Respiração e ventilação C – Circulação com controle da hemorragia







D – Incapacidade, estado neurológico
E –Exposição, controle do ambiente
13



EXAMES


RX

selliga.com

Fonte: pakinapokinhas.blogspot.com.br/2010/01/salvadorcabanas.html

14



Tomografia Computadorizada

brazil.geblogs.com

boasaude.com.br/images/articlesimg/exames/(TC)-de-abdome-fig07.htm

15



Ressonância Magnética

edson-leite.blogspot.com

cerebroecoluna.com.br/tecnologias/ressonancia

16...
tracking img