Feridas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERIDAS

1. INTRODUÇÃO
A pele constitui uma barreira mecânica de proteção ao corpo, além de participar da termorregulação, da excreção de água e eletrólitos e das percepções táteis de pressão, dor e temperatura. Ela apresenta três camadas: epiderme, derme e tecido conjuntivo subcutâneo.
Qualquer interrupção na continuidade da pele representa uma ferida. As feridas podem variar emespessura, pois algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos. As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. A cicatrização da ferida consiste na restauração da continuidade.
O tratamento de uma ferida e aassepsia cuidadosa têm como objetivo evitar ou diminuir os riscos de complicações decorrentes, bem como facilitar o processo de cicatrização.
A preocupação com os curativos das feridas é antiga e vários agentes podem ser utilizados, no entanto é fundamental uma análise detalhada da ferida para a escolha do curativo adequado.

















2. FERIDAS
A pele é o maiorórgão do corpo humano, tendo como principais funções: proteção contra infecções, lesões ou traumas, raios solares e possui importante função no controle da temperatura corpórea.
A pele é subdividida em derme e epiderme. A epiderme, histologicamente constituída das camadas basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea é um importante órgão sensorial. Na derme, encontramos os vasos sanguíneos,linfáticos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas, pelos e terminações nervosas, além de células como: fibroblastos, mastócitos, monócitos, macrófagos, plasmócitos entre outros.
Uma ferida é representada pela interrupção da continuidade de um tecido corpóreo, em maior ou em menor extensão, causada por qualquer tipo de trauma físico, químico, mecânico ou desencadeada por umaafecção clinica, que aciona as frentes de defesa orgânica para o contra ataque.

2.1 Classificações das Feridas
Simplificadamente pode-se agrupar as feridas de acordo com sua causa, época de ocorrência e camada da pele lesada.
2.1.1 Causa:
• Intencional: para fins de tratamento, como a incisão cirúrgica.
• Não-intencional: incisas, provocadas por agentes cortantes (facas, etc.); perfurantes(pregos, etc.); contusas (produzidas por objetos que resultam em traumatismo das partes moles, hemorragia e edema); lacerantes (bordas irregulares); atrito com superfícies ásperas; queimaduras provocadas por agentes físicos (como o fogo) ou químicos (ácidos). Neste grupo, incluem-se também as escaras, causadas por pressão em extremidades, levando à deficiência circulatória local e necrosetecidual, e doenças como o diabetes (por deficiência de irrigação tecidual).
2.1.2 Época
• Aguda: ocorrência recente.
• Crônica: ocorrência antiga e de difícil cicatrização.
2.1.3 Camada da pele lesada (comprometimento tecidual)
• Estágio I: atinge a epiderme.
• Estágio II: atinge a derme; caracteriza-se por abrasão ou úlcera, ocorre perda tecidual e comprometimento da epiderme, derme ouambas.
• Estágio III: atinge o subcutâneo; caracterizando-se por presença de úlcera profunda, com comprometimento total da pele e necrose de tecido subcutâneo, porém a lesão não se estende até a fáscia muscular.
• Estágio IV: atinge músculo e estruturas ósseas.
2.1.4 Grau de contaminação
• Feridas Limpas: são aquelas que não apresentam inflamação e que não atingem os tratos respiratório,digestório, genital ou urinário.
• Feridas Limpas Contaminadas - são aquelas nas quais os tratos respiratório, digestivo ou urinário são atingidos, porém em condições controladas.
• Feridas Contaminadas: incluem feridas acidentais, recentes e abertas, e cirúrgicas em que n técnica de assepsia não foi devidamente respeitada.
• Feridas Infectadas ou Sujas: são aquelas nas quais os microrganismos...
tracking img