Feridas e curativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Este trabalho aborda os temas feridas e curativos de modo geral, além da prevenção de úlcera por pressão e de métodos especiais de lesões de pele onde se buscou informações variadas relacionadas ao tema.
De acordo com Mozachi, define-se ferida como qualquer lesão nos tecidos, mucosas ou órgãos com perda de suas funções básicas, podendo ser causadas porfatores externos, como incisão cirúrgica e as lesões acidentais, por corte ou trauma ou por fatores peculiares, como as feridas produzidas por infecção, as úlceras crônicas, as causadas por alterações vasculares, defeitos metabólicos ou neoplasias. Já o curativo é todo material colocado diretamente sobre a ferida a fim de favorecer a cicatrização.
O processo do tratamento dasferidas tem evoluído cada vez mais, pois se trata de um processo dinâmico, daí a necessidade de se aprofundar o conhecimento e estudo dos mesmos.
Objetivo geral: - O Objetivo geral deste trabalho é informar aos profissionais de saúde e à população em geral os agentes etiológicos das feridas e os vários tipos de curativos.
Objetivo específico: – Especificamente, buscamosdefinir, para cada tipo de ferida, um tipo de tratamento ou curativo adequado, a fim de que a cicatrização possa ser eficaz.


2 – DESENVOLVIMENTO:
2.1.- REVISÃO DA LITERATURA:


2.1.1 - A PELE:
Antes de falarmos de feridas, precisamos falar da pele, pois é nela, que na maioria das vezes, tratamos das feridas. A pele constitui uma barreira mecânica deproteção do corpo, além de ser termorreguladora, excretora de água e eletrólitos, e caminho de percepções táteis de pressão, dor e temperatura.
É constituída de 3 camadas (epiderme, derme e tecido conjuntivo subcutâneo) e qualquer interrupção na sua continuidade, ou seja, ruptura da pele e tecidos próximos, representa uma ferida.
O tratamento de uma ferida, por meio detécnica e assepsia cuidadosa, tem como objetivo evitar ou diminuir os riscos de complicações decorrentes e facilitar o processo de cicatrização.
2.1.2 - CLASSIFICAÇÃO DAS FERIDAS:
Mozachi classifica as feridas de várias maneiras:
← Pelo tipo do agente causal;
← De acordo com o grau de contaminação;
← Pelo tempo detraumatismo;
← Pela profundidade das lesões, sendo que as duas primeiras são as mais utilizadas.
2.1.3 – ETIOLOGIA:
- Intencional: para fins de tratamento, como a incisão cirúrgica;
- Não-intencional:
- Incisas, provocadas por agentes cortantes (facas, etc.);
- Perfurantes (pregos, etc.);
- Contusas(produzidas por objetos que resultam em traumatismo das partes moles, hemorragia e edema);
- Lacerante (bordas irregulares); atrito com superfícies ásperas; queimaduras provocadas por agentes físicos (como fogo) ou químicos (ácidos). Neste grupo, incluem-se também as úlceras de decúbito, causadas por pressão em extremidades, levando à deficiência circulatória local e necrose tecidual, edoenças como o diabetes (por deficiência de irrigação tecidual).
2.1.4 – CURATIVOS:
Curativo é o tratamento utilizado para promover a cicatrização da ferida, proporcionando um meio adequado para este processo. A escolha do curativo depende do tipo de ferida.
Objetivo do curativo:
• Proporcionar conforto ao paciente (diminuição da dor) e promover acicatrização;
• Proteger a ferida para prevenir infecções;
• Observar o aspecto da cicatriz cirúrgica;
• Manter a área limpa.
Escolha do Curativo Ideal:
A opção de tratamento para o paciente portador de uma ferida deve ser personalizada, uma vez que deve atender as características pessoais e de evolução do cliente, além dos recursos materiais e humanos que o...
tracking img