Feriado boom +

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Faça uma crítica comparativa entre a teoria X e a teoria Y como dois estilos de direção nas empresas.
R: Teoria X são convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano, a saber. Aspessoas são indolentes e preguiçosos por natureza, evitam o trabalho, são controlados e dirigidos por algum líder para obter recompensa salarial, falta-lhes ambição, não gostam de assumirresponsabilidade só gostam de ser liderados.
Teria Y mostra um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, por meio do qual administrar torna-se um processo de criar oportunidades, liberar potenciais,remover obstáculos, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos.

2. Apresente exemplos e características de empresas que utilizam o sistema1,autoritário-coercitivo.
R:È um sistema administrativo autocrático, forte, coercitivo e arbitrário, e que controla rigidamente todos os acontecimentos dentro da empresa. È o sistema mais duro e fechado, cujas ascaracterísticas:
●Processo decisório  deve retratar as metas da organização, impondo-lhe um ritmo ágil e adequado muito importante para tomada de decisão.
●Sistema de comunicação  As pessoas não sãosolicitadas a gerar informação, fazendo com que as decisões tomadas na cúpula se alicercem em informações limitadas, incompletas e errôneas.
●Relacionamento Interpessoal  o relacionamento das pessoas éconsiderado prejudicial ao bom andamento dos trabalhos.
●Sistema de recompensa e punições  Há uma ênfase nas punições e medidas disciplinares, gerando um ambiente de temor e desconfiança
EXEMPLO:exército.

3. Apresente exemplos e características de empresa que utilizam o sistema2, autoritário-benevolente.
R: È menos rígido que o anterior, havendo a comunicação ascendente e o relacionamentointerpessoal.
● Processo decisório  Centralizado na cúpula administrativa. Permite um diminuta delegação quanto a decisões de pequeno porte e de caráter rotineiro e repetitivo.
●Sistema de...
tracking img