Feref

367 palavras 2 páginas
Membranas Biológicas; Transporte transmembranar

1.

Qual é a estrutura geral das membranas biológicas? Que consumo de energia é requerido para a estabilização da bicamada? Indique, por ordem decrescente da sua frequência, os tipos de moléculas que fazem parte da composição das membranas das células eucarióticas. Assinale uma função para cada um desses tipos de moléculas. Quais são os factores que podem alterar a mobilidade lateral dos lípidos e proteínas no plano da membrana? A que componentes da membrana é permitido saltar entre os seus dois folhetos (flip‐flop)? Em que consiste a assimetria na organização da bicamada fosofolipídica? Que papel tem a hidrofobicidade do interior da membrana na distribuição topográfica dos seus componentes? Em que consiste o modelo do mosaico fluido referente às membranas biológicas? Explique a seguinte afirmação: “A estrutura de todas as biomembranas depende das propriedades químicas dos fosfolípidos, enquanto a função de cada biomembrana específica depende das proteínas específicas associadas a esta membrana”. Quais são os factores que influenciam a fluidez da membrana citoplasmática? Diga quais são os três grupos de proteínas membranares e explique como é que se encontram associados à membrana. Experimentalmente (no laboratório), como se pode distinguir entre proteínas membranares periféricas e proteínas integrais.

2.

3.

4.

5. 6.

7. 8.

9.

10. Que consequências teria a incorporação artificial de porinas na membrana plasmática da bactéria em vez da membrana externa?

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – NORTE Psicologia & Saúde ‐ Biologia Humana I Aula Teórico‐Prática nº 9

11. Descreva as experiências de Frye e Edidin e as suas conclusões. Em que medida estas experiências suportam o modelo do mosaico fluido da estrutura da membrana? 12. Explique em que consiste a técnica de

Relacionados

  • O meio ambiente e o direito
    2923 palavras | 12 páginas
  • Ares degradadas e ocupaçoes irregulares
    1249 palavras | 5 páginas
  • Plano de controle ambiental
    10297 palavras | 42 páginas
  • EndrelGabriel
    47141 palavras | 189 páginas