Feo-hifomocose.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Feo-Hifomocose.
Feo-hifomicose (FHM) caracteriza um grupo de infecções causadas por fungos da família Dematiaceae, saprofíticos do solo, vegetais em decomposição e que, em parasitismo, apresentamgrande variedade morfológica. A FHM subcutânea, forma clínica mais comum, manifesta-se como lesões nodulares, verrucosas ou císticas, adquirida por implantação traumática, ocorrendo em pacientesimunodeprimidos ou não.
A Feo-hifomicose Subcutânea é uma doença causada por fungos demáceos que acomete principalmente indivíduos imunocomprometidos e geralmente cursa com lesões localizadas nos membrosinferiores. Os autores relatam um caso de feo-hifomicose Subcutânea em um paciente imunocompetente, com localização atípica- na hemibolsa escrotal esquerda, tratado com sucesso com fluconazol sistêmicoassociado à excisão cirúrgica.
Feo-hifomicose é um termo utilizado para denominar, infecções oportunistas, cutâneas e sistêmicas, causadas por várias espécies de fungos demáceos, principalmente dosgêneros Wangiella, Alternaria e Exophiala.
Os autores relatam um caso de feo-hifomicose subcutânea em um paciente imunocompetente, com localização atípica- na hemibolsa escrotal esquerda-,tratado comsucesso com fluconazol sistêmico associado á excisão cirúrgica.
Lesão ulcerada (aspecto gomoso) na perna esquerda de paciente com feo-hifomicose subcutânea

Casos humanos de feo-hifomicoseregistrados no Brasil.

Feo-hifomicose A,B,C,D - Corte histológico corado pela hematoxilina-eosina, notando-se hifas e células leveduriformes de tonalidade ocre (dermacióides), curtas ou alongadas,regulares, distorcidas ou dilatadas (630 X).Foto micrografias por Edward Porto.

Classificação clínica da feo-hifomicose e seus principais agentes etiológicos (segundo McGINNIS11)

Resultados
Aanálise histopatológica, utilizando a coloração hematoxilina-eosina, em todos os casos estudados, demonstrou a presença de cistos dérmicos marginados por processo inflamatório granulomatoso, constituído...
tracking img