Fenomenos sonoros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fenômenos Sonoros

· Eco

Eco é o fenômeno que ocorre quando uma onda sonora, propagando-se em um meio elástico, encontra um obstáculo e reflete-se, muda de direção e volta, levemente deformada,ao local onde um observador já a captara anteriormente.
Para se distinguir com nitidez o som refletido e obter-se o que se denomina propriamente eco é preciso que a distância entre o observador e oobstáculo seja tal que a onda refletida chegue a seu ouvido com um intervalo de pelo menos 1/10 de segundo em média. Esse tempo decorre da persistência auditiva do observador, isto é, o tempo deduração dos efeitos de uma onda sonora em seu aparelho auditivo. Como a velocidade do som no ar é de cerca de 340m/s, para a produção do eco de um som simples (não articulado) é preciso que o obstáculoesteja a pelo menos 17m de distância.
Costuma-se denominar reverberação ao eco que se mistura ao som original, produzindo efeitos sonoros característicos. Esse efeito é obtido em salas de concertos,teatros e igrejas, onde as ondas sonoras se refletem nas paredes, no teto, no chão e nos móveis. Nesse caso, as múltiplas reflexões não só reforçam o som original como o prolongam. Acima do tempo ótimode reverberação, o efeito é prejudicial ao ouvido humano, dificultando a percepção das palavras ou da melodia pela superposição das sílabas ou notas. Para evitar os efeitos nocivos empregam-se, empontos estratégicos, materiais que absorvem as ondas sonoras, impedindo sua reflexão.

· Ressonância
De uma maneira bem simples podemos definir ressonância como um fenômeno físico onde sistemasoscilantes trocam energia, aumentando a amplitude de oscilação de um dos osciladores.
Podemos citar como exemplo a microfonia, neste caso um microfone suficientemente próximo de uma caixa de som reproduzo som emitido e nesse looping a amplitude do som fica cada vez maior gerando um som agudo e irritante.
Se empurrarmos um poste fino e alto, empurrarmos novamente e assim o fizermos com uma...
tracking img