Fenomenos fisicos e quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fenômenos Químicos

Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra,com diferentes propriedades químicas.
Se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição deixandode ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico.
No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer ofenômeno é totalmente diferente da que resulta no final.

Exemplos:
· Um papel que é queimado.
· Uma palhinha de aço que enferruja.
· O vinho que é transformado em vinagrepela ação da bactéria Acetobacter aceti.
· O leite que é transformado em coalhada pela a ação dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus themophilus.[pic]
Fenômenos físicos 

Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja aformação de novas substâncias.
No fenômeno físico a composição da matéria permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno.
Mas nem sempre é assim. Quando rasgamosum papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenasjuntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis.

Exemplos:

· Um papel que é rasgado quandosubmetido a uma força.
· Um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética.
· O gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio.

[pic]
tracking img