Fenomenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fenomenologia: Calor,Temperatura e Fontes

• Fenômenos, fontes e Sistemas que envolvem a troca de calor no cotidiano;
As partículas que constituem um corpo estão em constante movimento. A energiaassociada ao estado de movimento das partículas faz parte da denominada energia intera do corpo, dependendo, entre outros fatores, da sua temperatura.
Se dois corpos em temperaturas diferentes foremcolocados juntos, isolados termicamente do ambiente, verifica-se que, após algum tempo, eles estarão em equilíbrio térmico, isto é, apresentarão a mesma temperatura.
Nessas condições, podemos dizerque o corpo inicialmente mais quente perdeu energia, pois sua temperatura diminuiu. Por outro lado, o corpo inicialmente mais frio ganhou energia, uma vez que sua temperatura aumentou. Portanto,houve transferência de energia do corpo mais quente para o corpo mais frio, até que ambos apresentassem temperaturas iguais. Similarmente quando dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceirocorpo, eles estão ambos em equilíbrio térmico. Esta afirmação que é algumas vezes chamada de lei zero da termodinâmica é assumida para todas as medições de temperatura, assim, se queremos saber se doiscorpos estão a mesma temperatura, não precisamos coloca-los em contato e ver se a temperatura deles irá mudar com o passar do tempo. É necessário apenas verificas se ambos estão em equilíbrio térmicocom um terceiro. O terceiro corpo é normalmente um termômetro.
A energia que se transfere do corpo em maior temperatura para o corpo em temperatura mais baixa recebe o nome de calor. Podemos entãoconceituar calor como sendo uma forma de energia em trânsito, determinada pela diferença de temperatura entre dois sistemas.

• Formas de controle de Temperatura realizadas no cotidiano
Os sereshumanos mantêm a temperatura corpórea entre 36ºC e 37,5ºC, adaptando-se com facilidade ao meio ambiente externo desde que não haja condições extremas. Isso ocorre por sermos - como os demais mamíferos...
tracking img