Fenomenologia e existencialismo de husserl a sartre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fenomenologia e existencialismo de Husserl a Sartre.
Resumo dessa trajetória que parte de uma corrente fundadora do pensamento contemporâneo e vai até uma filosofia, um ideário, que exerceu muita influencia principalmente na primeira metade do século XX, mas que ainda hoje se mantém na filosofia e na literatura como uma tendência importante.
Quando nós falamos de fenomenologia nósfalamos de Edmund Husserl, o seu fundador, que entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, constituiu uma tendência filosófica, que na verdade ultrapassa muito a elaboração de apenas mais uma doutrina a ponto de nós podermos dizer que a fenomenologia é algo que transpõe os limites da filosofia como disciplina, isto porque a fenomenologia renovou o pensamento e fez com que ele sebuscasse compreender na sua mais pura e na sua mais profunda radicalidade.
Então nós podemos dizer a partir daí que a fenomenologia funda verdadeiramente a filosofia contemporânea. Inclusive porque o que Husserl pretende fazer é reconstituir a própria vocação da filosofia e nesse sentido que nós podemos dizer que Husserl toca no próprio cerne da filosofia, seu próprio estilo, daí então oextraordinário significado dessa renovação que está implicado então nesse modo de reconstruir a própria maneira da filosofia exercer a sua tarefa que é, sobretudo, interrogar. Portanto, a fenomenologia é algo dinâmico e na dinâmica dessas modificações é que nós podemos constatar a sua importância e, sobretudo a sua oportunidade histórica do seu aparecimento, isto é o quanto a fenomenologia veio aoencontro das mais variadas expectativas, fecundou essas expectativas nos diferentes caminhos que elas vieram a seguir, portanto uma proliferação que nos fazem entender o quanto esse autor, Husserl, esteve a altura da sua época, buscando atender a todas essas solicitações.
E dessa forma, tendo em vista a dinâmica dessas transformações que a própria fenomenologia veio a sofrer, nós já podemosantecipar desde já que Sartre, enquanto um continuador da fenomenologia, que ele é em grande parte, jamais manteve com Husserl uma relação de discípulo, ainda assim o pensamento de Sartre somente se constitui naquilo que ele tem de mais original por via de uma profunda apreensão muito abrangente, muito perspicaz da novidade trazida pela fenomenologia, trazida por Husserl.
Talvez seja possível dizerque a reflexão Husserliana tem como ponto de partida uma questão muito persistente reiterado ao longo de toda tradição e de toda a história da filosofia, e uma questão também muito geral, talvez a mais geral de todas, porque é a questão da relação entre sujeito e objeto, uma relação, portanto de conhecimento, como se constitui o conhecimento. Evidentemente a relação mais geral que nós podemos veraí é a de sujeito/objeto. Husserl se debruçou sobre ela, do mesmo modo como fizeram quase todos os seus antecessores.
Para nós entendermos qual é a novidade trazida por Husserl, temos que lembrar um pouco esquematicamente como é que se constitui na modernidade essa abordagem da relação entre sujeito e objeto. E eu diria de maneira muito simples que há três vertentes que nós podemos consideraressa abordagem.
Em 1º lugar, a vertente realista: O realista é aquele que sustenta o primado do objeto e, portanto entende que a representação que fazemos das coisas está subordinada aos objetos em si mesmos, ou as coisas em si mesmas, aprendidas pelos sentidos e depois registradas pelo intelecto, de tal modo que o ponto de partida para o conhecimento é o objeto ou as coisas mesmas.

A2º da vertente é o idealismo: O idealismo se atém, pelo contrário, à primazia do sujeito, da mente, das idéias, que constitui então o ponto de partida para a reconstituição de um acordo entre as coisas e a mente, entre o objeto e o sujeito, uma correspondência que se estabelece a partir de uma análise das idéias que me fazem então chegar até uma certa conformidade entre essas idéias e as...
tracking img