FenomemosParapsicologicos

3632 palavras 15 páginas
FACULDADE DA SAÚDE
Curso de Psicologia

FENÔMENOS PARAPSICOLÓGICOS E ESTADOS DE CONSCIÊNCIA

São Bernardo do Campo
2014

FENÔMENOS PARAPSICOLÓGICOS E ESTADOS DE CONSCIÊNCIA

São Bernardo do Campo
2014
SUMÁRIO

1 FENÔMENOS PARAPSICOLÓGICOS
Os fenômenos parapsicológicos (ou paranormais) são descritos por Nolen-Hoeksema, Fredrickson, Loftus, Wagenaar (2012), como processos de informações e/ou transferência de energia fora do normal que não podem ser explicados pela física ou biologia. Desta forma, seus estudos nunca foram reconhecidos pela ciência e foram adotados por uma linha de pesquisas paralela chamada parapsicologia. A maioria dos estudiosos desta área (parapsicólogos) se consideram cientistas e realizam investigações em moldes de evidências empíricas, que até hoje geram controvérsias no âmbito científico a respeito de sua validade.
A fim de esclarecer os estudos parapsicológicos dividimos este trabalho em seis tópicos que visam explorar o assunto em:
1.1 PARAPSICOLOGIA
A origem da palavra parapsicologia vem do grego e significa: para (“além” ou “ao lado”) + psicologia (psique= “alma” + logos= “estudo”)
= além da psicologia, ou além do estudo da alma
Para entendermos a parapsicologia precisamos antes de tudo definir o que é um comportamento normal. Segundo Faria (1984) existem três componentes básicos que determinam um comportamento dentro dos padrões que conhecemos e aceitamos como normais: o aprendizado ao longo da vida (hábitos e reflexos inatos), a motivação (desejos, razões, rejeições, impulsões interiores) e o conhecimento sensorial (por meio de um ou mais órgãos dos sentidos).
Como exemplo é possível analisar a reação de um grupo de alunos durante uma aula numa sala qualquer e que, de repente, ouvem um grito vindo do corredor. Alguns simplesmente levarão um susto, outros podem começar a gritar com medo, outros ainda vão em direção ao som para verificar o ocorrido. O fato é que ocorrerão diversas reações

Relacionados