Fenol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Função: Fenol

 É uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é maisácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada. São obtidos principalmente através da extração de óleos a partir do alcatrão de hulha.

Ex :Nome: Hidroxibenzeno

O fenol mais simples, que consiste em uma hidroxila ligada ao anel benzênico.

Nomenclatura e exemplos
De acordo com a nomenclatura oficial IUPAC osfenóis podem ser nomeados usando o anel aromático como cadeia principal e os grupos ligados a ele como radicais, seguindo a linha: radical-fenol ou radical-hidroxi + nome do anelaromático (benzeno, naftaleno e etc).

Exemplo:

2-metil-fenol

2-metil-hidroxibenzeno


Propriedades físicas

Os fenóis mais simples são líquidos ou sólidos de baixo ponto de fusão eponto de ebulição elevado, devido à ligação das moléculas, umas às outras, por ligações de hidrogênio. São, em geral, pouco solúveis ou insolúveis em água, de cheiro forte e característico.São tóxicos e têm ação cáustica sobre a pele. A menos que exista na molécula algum grupo susceptível de produzir cor, os fenóis são incolores. Se oxidam facilmente, como as aminas, emuitos fenóis apresentam cor devido à presença de produtos de oxidação corados.

Aplicações

Os fenóis encontram diversas aplicações práticas, tais como:

▪ Desinfetantes (fenóis ecresóis)
▪ Preparação de resinas e polímeros, como a baquelite.
▪ Preparação do ácido pícrico, usado na preparação de explosivos
▪ Síntese da aspirina e de outros medicamentos
▪Utilizado como catalisador
▪ Entre os diidroxifenóis, a hidroquinona é a mais importante. A partir dela se produzem as quinonas, que são compostos coloridos, variando do amarelo ao vermelho.
tracking img