Fenol - riscos químicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Disciplina: Riscos Químicos – Fundamentos e Aplicações

FENOL
- RISCOS QUÍMICOS -

Tiago Friedrich Wayhs

Porto alegre, novembro de 2010

1 Definição

Fenol (ácido carbólico) é caracterizado por uma função orgânica. São derivados principalmente através da extração de óleos a partir doalcatrão de hulha. Fenol também é a denominação quando temos uma hidroxila ligada ao anel benzênico. Os nomes mais comuns para a mesma substância incluem ácido fênico, monohidroxibenzeno. Sua fórmula molecular é C6H6OH. As características principais dos fenóis: sólidos, cristalinos, tóxicos, cáusticos e pouco solúveis em água.

2 Efeitos potencias à saúde humana

Toxicidade aguda: Tóxico porinalação, contato com a pele e por ingestão. O fenol concentrado é extremamente corrosivo. Pode causar queimaduras severas, sendo extremamente irritante para os olhos, pele e vias respiratórias.
Sintomas: Náuseas, vômito, diarréia, palidez, visão escura, ataque apoplético, perda da consciência, angústia respiratória, colapso cardiovascular, delírio, coma, edema pulmonar e envenenamento fatal. Podeinduzir arritmias cardíacas.

3 Perigos físicos e químicos

Incêndio e explosão: Combustível, mas é de difícil ignição, quando aquecido pode formar misturas inflamáveis, tornando-se explosivas com o ar. A ignição é facilitada quando em mistura com outros materiais inflamáveis ou combustíveis. Produto classificado como perigoso, segundo os critérios da Resolução ANTT N° 420/04 – Agência Nacional deTransportes Terrestres.
Perigos específicos: Quando aquecido libera vapores tóxicos.
Classificação do produto: Tóxico (T), corrosivo (C) e nocivo (Xn)

4 Medidas de Primeiros Socorros

Inalação: A vitima deve ser removida para local arejado. Se a vitima não estiver respirando, aplicar respiração artificial. Se a vitima estiver respirando, mas com dificuldade, administrar oxigênio a umavazão de 10 a 15 l/min. Procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo do produto, sempre que possível.
Contato com a pele: Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a com água limpa em abundância, por pelo menos 20 minutos, preferencialmente sob chuveiro de emergência.
Contato com os olhos: Verificar primeiro se a vítima está com lentes de contato. Se estiver retirar elavar os olhos com água limpa corrente em abundância por pelo menos 20 minutos, mantendo as pálpebras separadas. Usar de preferência um lavador de olhos.
Ingestão: Não provocar vômito. Se a vítima estiver totalmente consciente, lavar a sua boca com água limpa em abundância.
Quais ações devem ser evitadas: Não dê nada para beber se a vítima estiver inconsciente. Não induza o vômito e não a deixesem atenção.
Proteção do prestador de socorro: Nas operações de resgate, utilizar equipamentos autônomos de proteção respiratória.

5 Medidas de Combate a Incêndio

Forma de extinção: Água, espuma polivalente, pó químico seco (PQS) e dióxido de carbono (CO2).
Forma inadequada de extinção: Nenhum. Em caso de incêndio nas proximidades utilizar os agentes de extinção adequados ao material emcombustão.
Perigos específicos: Combustível. Quando aquecido libera vapores que podem formar misturas inflamáveis / explosivas com o ar. Cuidado com a emissão de vapores tóxicos e respingos do produto.
Proteção dos bombeiros: Proteção completa para fogo e equipamento autônomo de proteção respiratória.

6 Medidas de controle para derramamento ou vazamento

Precauções pessoais: Isolar a área.Manter afastadas pessoas sem função no atendimento da emergência. Sinalizar o perigo para o transito, e avisar as autoridades locais competentes. Evitar o contato com a pele, olhos e mucosas. Não inalar vapores.
Remoção de fontes de ignição: Eliminar toda fonte de calor ou fogo. Não fumar, não provocar faíscas. No caso de transferência do produto fundido ou em solução para recipientes de...
tracking img