Fenicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fenícios
A fenícia era uma civilização oriental localizada em uma estreita faixa litorânea do Mediterrâneo, tendo apenas 40Km de largura, onde, atualmente, situa-se o Líbano e parte da Síria.Devido a sua localização pouco propicia á agricultura- o relevo fenício era montanhoso e árido- e muito próximo do mar Mediterrâneo, os fenícios desenvolveram sua civilização em função do comerciomarítimo, atividade em que foram os grandes mestres da antiguidade.
Não por acaso o regime político era uma talassocracia, que atribuía o poder aos homens ligados ao mar. Graças as suas grandes habilidadescomo navegadores, entre séculos X e I a.C os fenícios estabeleceram rotas comerciais ao longo de todo o Mediterrâneo e ate mesmo na costa atlântica da península ibérica e no norte da África.
Produto danecessidade dominar o comercio marítimo, também, foram a inestimáveis contribuição que os fenícios legaram á humanidade. A astronomia e a matemática, por exemplo, foram ciências largamenteaperfeiçoadas pelos fenícios e, embora tenham sido muito importante para os desenvolvimentos das referidas ciências, considera-se a criação do primeiro alfabeto fonético a maior herança deixada pelos fenícios.Sempre em um contexto de intensa mercantil, o alfabeto fonético foi criado devida a necessidade de ter uma linguagem de fácil compreensão, afim de facilitar o entendimento dos mais variados povos comquem os fenícios realizavam transações.
A conjugação da forte vocação marítima com uma grande habilidade comercial resultou na fundação de diversas colônias fenícias, como Cartago, Creta, Gadir eTingis. Após o século V a Fenícia foi ocupada pela macedônia e deixou de existir como unidade política, embora suas colônias continuassem a prosperar economicamente devido ao comercio marítimo.
Cartago,a principal colônia fenícia chegou a duelar com a poderosa civilização romana pela hegemonia das rotas marítimas no mediterrâneo, em um conflito que ficou conhecido como Guerra Púnicas, no ano de...
tracking img