Fenômenos de transportes - laboratório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara D’Oeste

Engenharia de Produção – 5º Semestre

FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
Relatório Pratica de Laboratório

Março de 2011
Santa Bárbara D’OesteIntrodução

O relatório a seguir, apresenta o desenvolvimento e os cálculos realizados no procedimento laboratorial. Para o mesmo foi utilizado à equação de conservação de cargas de Bernoulli, o cálculo devazão volumétrica e piezômetros.
O relatório traz uma introdução ao conceito de Escoamento em Regime Permanente, ao conceito de Escoamento em Condutos Forçados e os cálculos necessários com seusdevidos resultados, a fim de se obter o que foi pedido à realização do mesmo.

1. Conceito de Escoamento em Regime Permanente
Considerando-se a situação representada pela figura 1, tem-se oescoamento em regime permanente, quando as propriedades em uma dada seção do escoamento não se alteram com o decorrer do tempo.
Devemos observar que estas propriedades podem alterar-se de seção para seção.FIGURA 1
Pelo próprio conceito de escoamento em regime permanente, conclui-se que em se tratando de níveis de reservatórios, os mesmos devem permanecer constantes (NA ou NC) como condição paraocorrer este tipo de escoamento; isto na prática pode ser observado nas seguintes situações:
1ª - Reservatórios de grandes dimensões (mares, rios, lagos, represas, meio ambiente ...);
2ª -Reservatórios de pequenas dimensões, porém a quantidade de fluido retirada é automaticamente reposta (estabelece-se um nível e retira-se através de uma dada instalação a quantidade de fluido produzida, porexemplo por uma nascente).
3ª - Reservatórios de pequenas dimensões, onde os níveis dos reservatórios variam em um certo intervalo de tempo (escoamento em regime variado) e dentro de certos limites.Nesta situação, localiza-se a condição crítica e para a mesma impõe-se a condição de regime permanente, ou seja nível constante.
2. Condutos Forçados: - são aqueles onde o fluido apresenta um...
tracking img