Fenômeno bullying: agressões que refletem fissuras no processo de socialização

Páginas: 32 (7773 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
Fenômeno Bullying: Agressões que
Refletem Fissuras no Processo de Socialização

Resumo

O presente trabalho visa apresentar que as duas principais instituições responsáveis pela socialização dos indivíduos - a família e a escola - muitas vezes não conseguem lidar corretamente com problemas surgidos durante o processo de socialização. Apresentaremos algumas alterações naperspectiva deste processo, com a ampliação do espaço da subjetividade do indivíduo, evidenciando como novas instâncias de socialização incidem na formação da individualidade, e como isto gera implicações na mudança de perspectiva sobre a violência. Destacaremos ainda como a violência permeia o ambiente escolar, enfatizando especificamente o bullying escolar.
O bullying é o fenômeno pelo qual umacriança ou um adolescente é sistematicamente exposto a um conjunto de atos agressivos (diretos ou indiretos), que ocorrem sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizados por um ou mais agressores, em que a interação grupal é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade. Essa vitimização pelo grupo de iguais provoca, de uma forma geral, problemas deajustamento durante o desenvolvimento ao longo do ciclo vital e, especificamente, problemas de aprendizagem e socialização escolar, podendo ainda apresentar conseqüências trágicas, como suicídio e ataques homicidas.
Destacaremos ainda manifestações dessa violência através da perspectiva dos atores envolvidos, utilizando tanto dados secundários quanto relatos obtidos durante uma atividade de campo.Partindo da problematização: “O bullying é um comportamento subestimado pelos pais e pela escola?”, temos como principal hipótese a negligência dos mesmos. Como iremos apresentar na seqüência, as escolas geralmente se omitem sobre o problema; os pais não sabem lidar corretamente; já as vítimas e as testemunhas se calam. Atitudes que só agravam o problema
Embora o fenômeno tenha ganhadodestaque na mídia ultimamente, não há ainda muitos trabalhos acadêmicos sobre o tema, sendo que os poucos desenvolvidos são de pedagogos e psicólogos que lidam com Educação. Faltam estudos sociológicos na área, ainda mais considerando que o bullying é um processo que ocorre na esfera coletiva, revelando padrões de convívio social, e portanto, é um fenômeno social pela sua natureza. Sob estacircunstância, justifica-se aqui a importância do presente trabalho, que embora de maneira incipiente, propõe-se a discutir a relação entre os processos de socialização e suas influências no desenvolvimento do fenômeno bullying.
Abordaremos o bullying como um fenômeno dinâmico e grupal, que é reforçado ou enfraquecido por uma complexa rede de interação entre estímulos aos quais estão expostos os jovens,as famílias e as escolas, permeados pelo contexto sociocultural. Enfatizaremos ao final os possíveis procedimentos que devem ser adotadas pela escola na busca da resolução de conflitos latentes ou manifestos entre os alunos.

O Papel das Instituições de Socialização na Formação dos Indivíduos

Contrariando a concepção rousseauniana[1], sabemos que a natureza humana não éprontamente boa, generosa e respeitosa. Virtudes como essas devem ser aprendidas pelo processo de socialização, através do qual o indivíduo se integra no grupo ao qual pertence, adquirindo os seus hábitos e valores característicos.
A família e a escola aparecem como as principais instituições neste processo de socialização. Cada uma com sua função, representam pilares para a formação da identidade epersonalidade do indivíduo, fornecendo a base dos princípios éticos e morais que permeiam a sociedade.
Consensualmente a família deveria ser a base afetiva do indivíduo, apresentando como responsabilidade a satisfação das necessidades básicas da criança. Caracteriza-se também pela transmissão de um patrimônio, uma herança cultural[2]. Assim, a família aparece como instituição primeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O fenômeno bullying
  • BULLYING: QUE FENÔMENO É ESSE?
  • Fenômeno bullying
  • Processo Socialização
  • O processo de socialização
  • processo de socialização
  • Processo de Socialização
  • O processo de socialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!