Femur

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os músculos da coxa são divididos em 3 grupos: anterior, medial e posterior.
O grupo anterior é formado por músculos extensores da perna: o músculo sartório e quadríceps femoral. O grupo medial éformado por músculos adutores da perna, que tem seu volume aparente mais importante, na parte superior interna da coxa. O grupo posterior é formado por músculos flexores da coxa, como o bíceps,semitendíneo e semimembranáceo.
Grupo anterior - músculos extensores da coxa
Músculo SARTÓRIO
O sartório, também conhecido como músculo costureiro, é o músculo mais longo do corpo humano, e de grandeimportância no desenho do membro inferior. Ele não se insere sobre o fêmur, porém, todo o seu corpo muscular passa sobre este osso.
É o músculo superior da lição de Tintoretto, tem origem na espinha ilíacaântero-superior, seu corpo muscular fino e achatado desce, contornando a face anterior da coxa em movimento espiralado, em direção à face interna do joelho, para se inserir na face medial e proximal docorpo da tíbia. Colabora na flexão da perna e da coxa, girando-a lateralmente.
Músculo QUADRÍCEPS
É o músculo mais potente do corpo humano, formado por 4 músculos: reto femoral, vasto lateral,vasto intermédio e vasto medial. Estes músculos possuem origens diferentes e uma inserção comum sobre a base da patela e, através do ligamento patelar, sobre a tuberosidade da tíbia.
Músculo RETOFEMORAL
É um músculo fusiforme, situado na região mediana do quadríceps. É visível na superfície anterior da coxa dos esportistas, com corpo muscular retilíneo e pouco volumoso durante o movimento domembro inferior.
Origina-se por dois tendões: o reto tem origem na espinha ilíaca ântero-inferior e o outro, posterior ou refletido, na margem superior do acetábulo. O corpo muscular desce levementeinclinado para dentro, para se unir aos outros músculos do quadríceps através de um tendão único, que se insere sobre a base da patela. Quase todo o seu corpo muscular é visível na face anterior da...
tracking img