feminismo

1086 palavras 5 páginas
E. E Professor José Vieira Macedo

Feminismo no Brasil
Professora Glaucia

Feminismo no Brasil
Como surgiu
O feminismo no Brasil passou por um processo de humilhação, coragem e vitória, a mulher passou pela dominação masculina em os aspectos da vida,passou pela política que alguns juristas tentaram legalizar o voto feminino com ou sem o consentimento do marido, mas essa medida foi excluída pois a política era uma atividade desonrosa para a mulher.
No século XX aconteceram muitos momentos importantes como a greve de 1917, o surgimento do Partido Comunista Do Brasil e a Semana de Arte moderna, SP.
Berta Lurtz fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, aonde lutava pelo voto, pela independência, pela liberdade da mulher brasileira, junto com ela a pioneira no feminismo brasileiro Nísia Floresta foi umas das primeiras a se manifestar no Brasil defendendo a igualdade da mulher, onde conquistou o apoio de vários políticos, elas foram corajosas e vitoriosas por ter batido de frente a favor das mulheres brasileiras.
A primeira eleitora foi Celina Guimarães Viana em 1933 finalmente a mulher conseguiu ter o direito do voto, a primeira deputada do Brasil foi Carlota Pereira de Queiros.
Como atuam
O Movimento Feminista atua sempre em protestos contra o machismo, violência contra a mulher e abuso sexual.
Também atuam favor do direito de um aborto seguro a mulher e dos direitos iguais na sociedade; defendem os homossexuais, transexuais, etc. Uma das lutas das feministas é a violência contra as mulheres que atuam no feminismo.
Existe também um movimento chamado Marcha das Vadias, onde feministas (tanto mulheres quanto homens e gays) saem em protesto contra o abuso sexual, a agressão a mulheres , e ao machismo.
Suas crenças
Circunscrevendo a sexualidade feminina e determinando uma posição social inferiorizada para a mulher, existe todo um conjunto de idéias, de imagens, de crenças, que legitima, perpetua e

Relacionados