Feminismo

Páginas: 9 (2214 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
Introdução
O surgimento do Movimento Feminista está inserido no cenário da segunda metade do século XIX, no qual são colocadas em foco as reivindicações de diversos grupos sociais subalternos da Europa e da América. Nesse momento, emergem grupos organizados que lutam para ocuparem novos lugares dentro da sociedade, entre os quais o Movimento Operário e o Feminismo. O Movimento Feminista, em umprimeiro momento, apresentava reivindicações relativas ao direito à propriedade, inclusive da mulher sobre o seu corpo, sem a dependência da figura masculina, mas logo expandem para a participação política e o direito ao voto. No século XX, principalmente a partir da década de 1960, o Movimento se amplia, atingindo novos temas como a liberdade sexual e a ideia de igualdade total aos homens,política e culturalmente.
No Brasil do final do século XX e início do século XXI, o feminismo tem como principais objetivos: a igualdade de condições de trabalho e o combate à violência doméstica.
História Mundial
O feminismo  é um movimento que tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque.
Na Grécia Antiga o papel das mulheres era restrito à manutenção do lar e aocuidado para com os filhos. Somente os homens tinham acesso às atividades públicas como a filosofia, a política e a arte. Nessa época a mulher servia de suporte à vida do homem. No Império Romano a discriminação era semelhante, e a legislação garantia ao homem poder absoluto sobre a mulher, filhos e escravos.
Durante a Idade Média as mulheres tinham acesso à grande parte das profissões, assim comoo direito à propriedade. Também era comum assumirem a chefia da família quando se tornavam viúvas. Há também registros de poucas mulheres que estudaram nas universidades da época.
A escritora francesa Christine de Pizan (1364 - 1430), autora do livro "A Cidade das Mulheres" o qual defende que há igualdade por natureza entre os sexos, pode ser considerada uma das primeiras feministas porapresentar um discurso em favor da igualdade entre os sexos.
O início do Renascimento foi marcado pelo mercantilismo, pela formação dos Estados Nacionais e pela retomada do Direito romano, surgem uma série de retrocessos na condição da mulher na sociedade ocidental. As mulheres praticamente deixam de frequentar as universidades e têm grande parte de seus direitos civis restringidos. O mundo do trabalhose fecha às mulheres, que passam a transitar num restrito número de profissões, e durante esse momento o trabalho passa a ter valor enquanto status social. Como símbolo maior desse período de retrocessos está à caça às bruxas iniciada pela igreja no século XV.
Este movimento adquire cunho reivindicatório por causa das grandes revoluções. As conquistas da Revolução Francesa, que tinha como lemaIgualdade, Liberdade e Fraternidade, são reivindicados pelas feministas porque elas acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs.
Com a expansão do capitalismo e a Revolução Francesa surgem os partidos de esquerda onde as mulheres encontram espaço para as suas manifestações. Os partidos precisavam de maiscolaboradores e as mulheres precisavam de um espaço para manifestar as suas reivindicações, como o direito ao voto. Os movimentos feministas passaram a ficar intimamente ligados aos movimentos políticos.
No século XIX, no contexto da Revolução Industrial, o número de mulheres empregadas aumenta significativamente. Sem com isso diminuir a diferença salarial entre os sexos, que tinha como justificativa opressuposto de que as mulheres teriam quem as sustentasse. Nesse período a análise socialista ganha forma. No contexto desta visão, a situação da mulher aparece como parte das relações de exploração na sociedade de classes. Assim, o movimento feminista se fortifica como um aliado do movimento operário. Como movimento organizado, data da primeira convenção dos direitos da mulher em Seneca Falls,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Feminismo
  • Feminismo
  • Feminismo
  • Feminismo
  • feminismo
  • feminismo
  • Feminismo
  • o Feminismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!