FEMINISMO SEMIN RIO SOCIOLOGIA

1000 palavras 4 páginas
O que é o feminismo?
É um movimento político que luta pelo fim da dominação de um gênero sobre outro, questiona o papel da mulher na sociedade e procura promover a igualdade entre os sexos. Isso pode até parecer coisa de vó, especialmente se você vive em uma cultura ocidental. Mas ainda é uma questão muito atual (e triste) em países de culturas diferentes. Lembra da Malala Yousafzai? Desde os 15 anos ela luta para que as garotas paquistanesas possam – pasme! – ir à escola. E por isso levou um tiro na cabeça. Essa sim é uma feminista. feminismo busca a emancipação da mulher e também do homem, pois como nos ensina Paulo Freire em seu maravilhoso livro Pedagogia do Oprimido, o oprimido quando se liberta, liberta também o seu opressor, portanto, a mulher se libertando das correntes do machismo, irá também libertar o homem das mesmas correntes.
Fases do feminismo
Feminismo deve ser entendido como um conjunto de teorias que, segundo as feministas e intelectuais, dividiram a história do movimento em três momentos: o primeiro refere-se fundamentalmente à conquista do sufrágio feminino, movimentos do século XIX e início do XX preocupados principalmente com o direito da mulher ao voto. O segundo grande movimento diz respeito às ideias e ações associadas com os movimentos de liberação feminina iniciados na segunda metade da década de 1960, que lutaram pela igualdade jurídica e social das mulheres. O terceiro grande momento, tendo iniciado na década de 1990, pode ser considerado uma continuação e uma reação às falhas do segundo movimento.
Femismo
Contudo, existe outra vertente de pensamento que difere do feminismo na forma como esta vê a libertação da mulher, que é o femismo, um neologismo (palavra que não existia anteriormente no português, mas já aceita como nova palavra, geralmente nascida e adaptada a partir de um estrangeirismo) criado para que não houvesse confusão como feminismo, pois são completamente diferentes. Para o femismo, a libertação da mulher só virá quando

Relacionados

  • Sisifo n. 01 - história de ed e ed comparada - set-dez 2006
    90635 palavras | 363 páginas