Feminismo na china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Feminismo é o movimento social que defende igualdade de direitos e status entre homens e mulheres em todos os campos.
Embora ao longo da história diversas correntes filosóficas e religiosas tenhamdefendido a dignidade e os direitos da mulher em muitas e diferentes situações, o movimento feminista remonta mais propriamente à revolução francesaAntes da Revolução Chinesa, o país se encontrava emuma absoluta submissão e exploração desde o século XIX, a inúmeras potencias imperialista, tendo sua área dominada e controlada pelas potencias capitalista.

Política do filho único: existe desde1979 com o objetivo de diminuir a taxa de fertilidade. Desde sua implementação ocorreram esterilizações em massa, abortos forçados até os 8 meses de gestação, feminícidios e grande número de abandono debebês do sexo feminino já que os meninos são mais desejados(AGENCE FRANCE-PRESSE, 2012).
Situação da mulher na China:

Com os valores tradicionais derivados do pensamento de Confúcio ¹, osvalores eram ensinados nas escolas.
Submetida a um sistema atrasado e excludente, a mulher teve que enfrentar diversas situações vergonhosas e humilhantes (SILVA, 2009)


¹Confúcio. Foi a figurahistórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o
confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.
Padrões queas mulheres chinesas eram submetidas:
Desde a sua aparência, na questão tradicional que prevaleceu por muito tempo, por exemplo, dos “pés pequenos”, onde na infância os dedos
dos pés eram quebradose enrolados dos 4 anos aos 12 anos com o intuito de não percorrer grandes distancias, submetendo assim a tutela do seu proprietário ( o seu marido ). Essa situação só foi abolida em 1950. Por falta deeducação mútua, a relação entre homem e mulher sempre foi de submissão, tendo em vista que ele sempre acreditou que a sua esposa era sua propriedade.
Mudanças:
Com a nova fase, a china com o seu...
tracking img