Feminismo espetacular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UFF- IACS
Miriam Nobre
Celebridades e Cultura Midiática
Spice Girls: feminismo espetacular
Quer ser estrela? Tem entre 18-23 anos e sabe cantar e dançar? Você é dinâmica, extrovertida, ambiciosa e esforçada? A Heart Management está montando um espetáculo pop com coreografia, canto e dança, formado apenas por garotas, para a gravação de um espetáculo. Testes abertos, trabalhos de dança, RuaBalderton, 16, sexta-feira 4 de março. 1
A idéia desses escritos é relacionar o impacto da carreira artística midiática das SPICE GIRLS (em mim) e as idéias sobre espetáculo de GUY DEBOR em A SOCIEDADE SO ESPETÁCULO.
A revista britânica THE STAGE publicou uma nota que chamavam garotas para formar um grupo pop feminino. O grupo foi formado em 1993. Entre 1994 e 1995 as cinco cantoras moraram juntaspara compor e ensaiar. Entretanto descontentes com seus agentes e empresários as jovens fugiram da casa onde moravam foram buscar sustentabilidade por elas mesmas.
Em 1996 elas gravaram o primeiro álbum: SPICE com o sigle WANNABE. O público reagiu de imediato e foi sucesso instantâneo. Tornou-se o CD mais vendido em 36 países como slogan: THE GIRL POWER. Já nesse momento inicial elas se tornarama banda feminina mais bem sucedida da história.
Em 1997 as Spice Girls lançam o seu segundo algum: SPICEWORLD. Que foi o terceiro mais vendido da década de 90. No mesmo ano elas também fizeram o filme: SPICE WORLD - THE MOVIE. Sendo que elas representavam elas mesmas. Muito das conversas e processo criativos das cantoras foram exibidos no filme que mescla “ficção e realidade” (segundo elas).Nesse período, graças a rápida ascensão da carreira foram chamadas para vários comerciais, inclusive o da PEPSI.
Em 1998 a cantora Geri HalliWell desfalca o grupo alegando problemas pessoais. O terceiro álbum é lançado em 2000 sem nenhuma participação da cantora. Em 2000 o terceiro: FOVEVER é lançado e o grupo se separa.
Em 2007 o grupo se reúne novamente para o lançamento do GREATEST HITS e fazeruma turnê mundial. A FOX faz o documentário GIVING YOU EVERYTHING que conta “o que não foi dito” nos últimos dez anos sobre as SPICE GIRLS.
SPICE UP YOUR LIFE
Eu não vivi os anos 80, por isso mesmo fiquei muito impressionada com o filma proposto por você, leitor/professor, NA CAMA COM MADONNA. A princípio até pensei em fazer o trabalho de final de curso sobre a rainha do pop mas como disseanteriormente não experienciei o auge da sua carreira, que ao que todos dizem, foi a década de 80.
Depois pensei em fazer sobre os BACKSTREET BOYS, por que esse fenômenos sim, eu vivi bastante. Porém o tipo de catarse que experimentei com as SPICE GIRLS me fez as escolher para pensar um pouco mais sobre seus efeitos midiáticos. A grande questão da histeria quanto aos BSB era sonhar platonicamente emse casar com o Kevin, eu não queria SER (ou parecer com) o Kevin, eu queria apenas apresenta-lo para minhas amigas como namorado, alem de tomar sorvete com ele e acompanha-lo na turnê mundial....Entretanto, eu queria ser a Mel C, por exemplo. Era comum brincadeiras entre cinco amigas que de alguma maneira circundava as exteriotipias das cinco moças inglesas. Ou seja, a catarse proposta (ou pelomenos a que foi sofrida por milhares de meninas) era ontológica. “Eu quero SER a Emma”. O desejo era uma questão ora de SER, ora de PARECER com “elas”.
WANNABE
A separação é o alfa e o ômega do espetáculo.2 Guy Debord
Emma, Geri, Mel C, Mel B e Victoria. Dizendo assim, pelo primeiro nome e algumas abreviações pode até parecer minhas amigas de escola. Claro que não. E pensando bem aambição era muito maior que isso: desejar a amizadade de algumas delas; o desejo era de PARECER com elas. Esse pensamento insano não partia só de mim e das minhas amigas. As Spice Girls não vendiam apenas discos. Elas “dividiam” suas vidas com milhares de outras garotas. Todas as minhas amigas (e meninas do mundo inteiro) ficavam sabendo o que as inglesas faziam no fim de semana, as cores...
tracking img