Feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflitos de interesse. Pretensão, resistência e lide

Desde os primórdios falam-se dos conflitos intersubjetivos, como aqueles capazes de pôr em risco a paz social e os valores humanosjuridicamente relevantes, designando, assim, os desejos, as exigências e as pretensões que o ser humano procura satisfazer, individualmente ou em grupo, por necessidade ou por espírito de emulação. Quandoesses interesses se contrapõem, conduzindo à disputa, à violência e à desordem na sociedade.

O impasse gera insegurança e é sempre motivo de angústia e tensão individual e social. Essaindefinição não interessa a ninguém, surgindo, daí, em bens limitados, ou o exercício de direitos sobre esses bens que exige determinadas formalidades a serem fiscalizadas pelo Estado. Desse conflito, que paraalguns pareceria mais adequado denominar-se "convergência de interesses", não chegando seus titulares a uma solução espontânea e satisfatória, surge o que a doutrina tradicional chama de lide que nadamais é que a tentativa resistida da realização de um interesse.

Espécies de Interesses. – É preciso não se esquecer, por outro lado, que o direito, ao regulamentar a fruição de bens, em sentidoamplo, e o comportamento das pessoas em relação a esses mesmos bens, leva em consideração não só os interesses individuais, de A ou B, mas também os interesses coletivos. Esses conflitos, ou como já sedisse, chamados por alguns, interesses convergentes sobre bens.

a) individual, quando afeta uma ou algumas pessoas;

b) coletivos, quando afeta um grupo de pessoas, representando a soma dosinteresses individuais;

c) difusos, quando transcende, inclusive, a soma dos interesses individuais e afeta a sociedade como um todo, em seus objetivos básicos.


FORMAS COMPOSITIVAS DOLITÍGIO: AUTOTUTELA,AUTOCOMPOSIÇÃO E HETEROCOMPOSIÇÃO.
Autotutela – satisfação da pretensão frente à outrem mediante o uso da força. Traços característicos da autotutela:
1)...
tracking img