FellipeMonteiro

627 palavras 3 páginas
Comportamento direcionado
Ao analisar as abordagens teóricas da motivação, pode-se concluir que tanto os cognitivistas como os behavioristas concordam em que o comportamento é direcionado: os cognitivistas postulam forças internas intencionais (valores); os behavioristas indicam os estímulos externos ou reforços como força diretiva do comportamento e Freud fala em instintos (forças internas hereditárias). Para os cognitivistas, a motivação do comportamento humano é um processo psicológico complexo em que estão envolvidos outros processos psicológicos, tais como a percepção, o pensamento, etc. Para os behavioristas, os indivíduos respondem a condicionamentos positivos e negativos.
Teoria da Motivação Humana de Maslow
Através da observação de clientes, de vários níveis de sanidade metal, Maslow desenvolveu as bases de sua teoria. A simplicidade de compreensão e de aplicação é fator que pode explicar sua aceitação nas organizações e nos cursos de administração.
Não oferece suporte cientifico e tentativas de sua validação foram malsucedidas. Todavia, apesar da sua fragilidade teórica-cientifica, é ainda, em cursos de administração, ensinada e adotada como instrumento gerencial.
Hierarquia das necessidades humanas
A hipótese central da teoria de Maslow é a existência de uma hierarquia das necessidades humanas, constituída pelas necessidades biológicas, psicológicas e sociais. As necessidades humanas foram divididas em necessidades fisiológicas, de segurança, de afiliação e de amor, de autoestima, de autorrealização e estéticas. Predominância das necessidades fisiológicas
As necessidades fisiológicas são consideradas as necessidades básicas do ser humano e as mais preponderantes de todas as necessidades humanas, assim como os comportamentos consumatórios que envolvem servem de canais para as demais necessidades. Isso significa que, quando a pessoa está carente de tudo na vida, em uma situação extrema, é muito mais comum que as necessidades fisiológicas sejam

Relacionados