Feliz aniversario- conto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dona Anita estava completando seus 89 anos, e sua filha, Zilda(com quem mora junto em um prédio em Copacabana) faz todos os preparativos para sua festa antecipadamente para que nenhum previstoaconteça.  Pouco a pouco os convidados vão chegando; os filhos, as noras, os netos, quase todos ali fingem comemorar o aniversário. A maioria da família são humildes, mas também de Ipanema vão se reunindonesta festa. Todos os familiarem “inventam” um clima de festividade, mas na realidade, todos estão quietos cada um na sua, só se entretendo nos sanduíches, sucos, groselhas e etc. Em meio à tudo isso,Dona Anita sentindo repulsa por ter parido todos esses seus filhos. Ao final da festa, em um clima de falsidade e ironia, os parentes não sabem como se despedir, se irão ter que comparecer em uma outrafesta ano que vem e se a quase nonagenária irá sobreviver.
Neste conto, a infelicidade é o que toma conta em meio a aparente “felicidade” de uma festinha de aniversário. As atitudes dos personagensrevelam que tentam manter os laços familiares, ou seja, estão agindo mais como uma forma de ter-fazer do que o querer-fazer (sentenm-se como um dever ir a festa, e não por prazer).

Clinica derepouso
O conto começa quando Dona Candinha, dona da casa, descore que sua filha traz um estranho ao local(sendo esse ser o namorado), porem, dizendo ser um irmão de uma amiga de infância, e precisava sóde alguns dias para se alojar, e arranjar um emprego. Ao descobrir, Dona Candinha e sua filha passam a ter diversas discussões, e a viúva manda seu namorado e sua filha saírem de casa. Com raiva,Maria volta, e junto à ela, um emfermeiro e seu namorado, alegando que sua mãe está louca e precisa ser internada. Na clínica de repouso, a velha alega não estar louca, e passa o tempo todo reclamando epedindo por melhores condições.
Neste conto, vemos uma inversão no poder familiar, pois, em muitas famílias, as pessoas de idade “perdem” seus direitos, e o núcleo familiar passa para os filhos, e...
tracking img