Felipee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Textual Aula 2
Adequação vocabular, variação lingüística, texto e hipertexto.

Como vimos, a língua varia de acordo com a situação, com a idade do falante,com a formalidade ou informalidade do encontro, com as pessoas envolvidas etc. Enfim, possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda. Esse fenômeno é chamado de Variação Linguística.Entretanto, mesmo que haja variação, sempre será necessário que os elementos da língua estejam ordenados e relacionados de forma a haver textualidade.
O ser humano possui a capacidade de adequar sua fala,o que é permitido devido a faculdade de linguagem.
Para haver comunicação de uma idéia completa, não há obrigatoriedade de uma grande quantidade de palavras. Necessitamos de combinações quecomuniquem uma idéia completa.
TEXTO: unidade mínima de comunicação, que pode conter no mínimo uma palavra, e não possui quantidade máxima.
O que diferencia um texto de um amontoado de palavras que nãoproduzem sentido? – Podemos dizer, basicamente, que a maneira como as palavras estão conectadas – a coesão – e o sentido que a mensagem produz – a coerência – são os pontos fundamentais doentendimento do texto.
Coerência: diz respeito ao sentido, a unidade da mensagem.
Coesão : Fala-se de coesão (junção) quando temos palavras, expressões, isto é, conexões colocadas estrategicamente ao ladode outras para produzirem a sequência da mensagem com sentido. Há diferentes tipos de coesão, que são responsáveis pela chamada “tessitura do texto”.
Como acabamos de ver, uma das formas de segarantir que um grupo de palavras seja denominado texto é a presença de recursos linguísticos e semânticos (como a coesão e a coerência).Entretanto, nossa leitura vai além, já que temos necessidade derecorrer ao nosso conhecimento (experiência de vida, senso comum, formação acadêmica etc.) para que um texto faça sentido, signifique alguma coisa. Já não basta mais garantirmos que as palavras sejam...
tracking img