Felipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Raio de Curva
Quando conduzimos um automóvel e o curvamos, este descreve uma curvatura que não é mais que um segmento de uma circunferência. Tendo em conta que o veículo possui duas rodas em cadaeixo, é natural afirmar que a roda exterior terá de percorrer uma maior distância em relação à roda interior, ou seja, o raio da trajetória da roda exterior é maior.
Os automóveis mais antigos foramproduzidos com direção paralela, ou seja, quando o veículo descreve uma curva as rodas direcionais apresentam exatamente o mesmo ângulo de curvatura (como na Figura 1).
Figura 1
Este tipo de direçãofoi ultrapassado e substituído pelo fato de induzir escorregamento, isto é, como o centro da circunferência descrita pelas rodas é diferente, a roda interior vai acompanhar a roda exterior "porarrasto".
Por isso o carro as translações laterais transmitidas pelos mecanismos de direção através de barramentos às rodas direita e esquerda possuem uma importante característica geométrica. A geometriacinemática deste sistema de barras não é um paralelogramo que produz ângulos de esterçamento iguais para ambas às rodas, mas sim um trapezoide que mais se aproxima da geometria de Ackerman, onde aroda interna tem um maior ângulo de esterçamento que a externa, conforme Figura 2.
figura 2
Os termos “Esterçamento de Ackerman” ou “Geometria de Ackerman” são comumente utilizados para designar ageometria exata das rodas dianteiras como mostrado na Figura 2 Os ângulos corretos dependem da distância entre-eixos do veículo e do ângulo da curva. Erros, ou desvios, da geometria de Ackerman nosângulos de esterçamento à direita ou esquerda podem ter uma influência significativa no desgaste dos pneus dianteiros. Erros não têm uma influência significativa na resposta direcional; entretanto, afetamos torques autoalinhantes do sistema de direção. Com a correta geometria de Ackerman, os torques de resistência ao esterçamento tendem a aumentar consistentemente com o ângulo de esterçamento,...
tracking img