Felicidade

Páginas: 16 (3806 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2013
FUNDACÃO ASSISTENCIAL EDUCATIVA CRISTÃ DE ARIQUEMES – FAECA
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA – IESUR
FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES - FAAr








PERCEPÇÃO DE FELICIDADE












Marta Paula Pessoa Marques,
Sandra Cristina Cardoso Gonçalves
Sueli de Souza Braga Silveira












Ariquemes - RO
2013
RESUMO


O ser humano sofremudanças no seu estilo de vida durante seu desenvolvimento, por esta razão, buscou-se através desta pesquisa saber se essas mudanças alteram a percepção sobre felicidade durante o amadurecimento, além disso, pretendeu-se identificar fatores que influenciam tal modificação.
Após levantamentos dos dados através de pesquisa bibliográfica de linhas teóricas, estudiosos do assunto e pesquisa de campo namodalidade de entrevista, a pesquisa foi finalmente implementada através de projeção gráfica para se chegar aos resultados que estão relacionados no decorrer deste artigo.





INTRODUÇÃO


Sabe-se que mediante as experiências vividas, o indivíduo muda seu rol de idéias, necessidades, práticas e objetivos.
Desde os primórdios até os tempos atuais, buscamos o mapa da felicidade. Surgeentão a questão: As pessoas são mais felizes aos 20 quando estão iniciando a vida adulta, aos quarenta quando estão na meia idade, ou na velhice, quando os objetivos de vida em geral já foram alcançados.
Através de levantamento de estudos sobre o assunto e pesquisa de campo, pretendeu-se conhecer empiricamente fatores relacionados a possíveis alterações da percepção sobre bem-estar-subjetivocomumente conhecido como Felicidade.
Esta de pesquisa visou buscar métodos aplicáveis no contexto atual, que de forma preventiva possam nortear o trabalho dentro da área psicológica.





Conforme atesta a Filosofia, a preocupação humana com a felicidade é bastante antiga. Diversos filósofos gregos estudaram e analisaram a felicidade, em especial podemos citar:
Aristóteles que viveu de 384a 322a.C., acreditava na felicidade como objetivo de todo homem, o qual só seriaatingido através do exercício das virtudes, em sintonia com a vida em sociedade(GRAZIANO, 2005).
Sêneca (ano 2 a.C. a 65 d.C.) observando sua sociedade bastante infeliz, recusava-a como padrão de referência, dizendo que para ser feliz, a primeira coisa que o indivíduo deveria fazer seria recusar-se seguir amultidão(GRAZIANO, 2005).
Porém os estudos científicossobre felicidade iniciaram-se durante a década de 50 quando as Nações Unidas passaram a concentrar a sua atenção sobre a mensuração dos níveis de vidas das populações mundiais, desde então essa área de estudo vem se desenvolvendo e se transformando em uma importante área de estudo dentro da Psicologia, denominada de bem-estar subjetivo (SOUSA e DELA COLETA).As teorias sobre felicidade podem serclassificadas em três grupos: teorias de satisfação de necessidades e objetivos,teorias de processo ou atividade e teorias de predisposição genética e personalidade (GRAZIANO, 2005).
A principal linha que estuda essa emoção é a chamada psicologia positiva. Ela vem crescendo desde os anos 1980 e tem como pioneiros os psicólogos Ed Diener, professor daUniversidade de Illinois, e Martin Seligman, diretor de um centro na Universidade da Pensilvânia (ambas nos EUA). Eles e outros pesquisadores começaram a trilhar um rumo diferente da psicologia tradicional ao mudar o foco dos estudos e terapias. A Psicologia Positivatrata-se do estudo científico das forças e virtudes próprias do indivíduo (TIRABOSCHI,2008).
Para Seligman, a Psicologia Positiva é o estudode sentimentos, emoções, intuições e comportamentos positivos que tem como objetivo final a promoção da felicidade humana(GRAZIANO, 2005).
Segundo os estudiosos da Psicologia Positiva, dois elementos são essenciais para a vivência de felicidade, são eles: satisfação com as experiências cotidianas e o sentimento de se ter controle sobre a própria vida. No quesito satisfação com experiências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Felicidade
  • O que é felicidade?
  • o que e felicidade
  • Felicidade
  • Felicidade
  • FElicidade
  • felicidade
  • felicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!